Adolescência e saúde bucal: maior risco à cárie

  • 21/12/2018

A saúde bucal dos adolescentes tem grande importância, porque é nesse período que a maioria dos elementos dentais permanentes de maior risco à cárie irrompe na boca.

É uma fase marcada por ambiguidade, tensões e conflitos, além de descobertas e muita intensidade na vivência das diferentes situações da vida. Desse modo, é comum que os adolescentes não se sintam “tendo tempo” para as medidas de autocuidado e é frequente que os bons hábitos de higiene sejam colocados de lado, assumindo menor importância nesse contexto de descobertas. A essa altura, não só os pais já delegaram as tarefas de cuidado da saúde bucal para os filhos como estes também têm dificuldade de aceitar a interferência dos familiares no seu dia a dia.

Na fase da adolescência, é muito comum ocorrerem mudanças nos hábitos alimentares, havendo maior preferência por alimentos não saudáveis, as ditas “porcarias”, fato que geralmente está associado a uma diminuição da disciplina dos hábitos da escovação. Dessa forma podem os adolescentes apresentarem algumas doenças como, doença cárie e doenças gengivais, decorrente da má higiene.

Assim se faz necessário o acompanhamento do adolescente ao dentista, que pode ser outra resistência, porém, os pais devem fazer com que eles sintam responsabilidade os permitindo ficar sozinho na consulta, o que torna a conversa com o dentista mais aberta. O dentista poderá orientar o adolescente em relação aos problemas bucais e ao autocuidado, discutindo a melhor maneira de adaptar essas ações ao seu dia a dia.

A equipe de Clínica Odontonutri deseja a todos os clientes e amigos um Feliz Natal e próspero 2019

Clínica Odontonutri

Av. Rio Grande do Sul, nº 833

Fone: 3268-3493

WhatsApp: 98803-7959

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR