Deputado Luiz Claudio Romanelli aponta situação crítica das rodovias do Paraná
- 20/11/2023
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) apontou nesta
segunda-feira, 13, a situação crítica das rodovias que cortam o Paraná,
notadamente as rodovias federais. Ele observou que o tráfego aumentou muito,
não há sinalização e nem fiscalização suficiente, e que isso tem provocado
muitos acidentes. “As estradas do Paraná estão um caos. Não há mais controle”,
denunciou o deputado na tribuna da Assembleia Legislativa.
Para Romanelli há um problema grave que precisa ser
enfrentado pelo poder público. “Há um “libera geral” nas estradas, sem radares
funcionando, sem fiscalização de tacógrafos. Tem caminhões apostando corrida
nas rodovias”, afirmou. O deputado apontou ainda a falta de efetivos das
polícias rodoviárias federal e estadual. “Quem está nas estradas sabe o que
estou falando. Até quando vão fazer de conta que não temos um problema sério na
nossa malha rodoviária”.
Na avaliação de Romanelli, a tendência é de que os problemas
se agravem ainda mais em razão do adiamento dos leilões do novo pedágio. Após a
concessão dos lotes 1 e 2, os demais processos só devem ocorrer a partir de
setembro ou outubro de 2024, de acordo com informação divulgada pela ANTT
(Agência Nacional de Transportes Terrestres).
A respeito deste adiamento, Romanelli considera que será
necessária uma reavaliação da modelagem. Ele citou os leilões recentes, que
tiveram baixa concorrência. “A modelagem não está atraindo as empresas a
participar dos leilões e tem que ser revista”, avalia o deputado. Um dos pontos
que ele defende é a recontagem do tráfego.
Recontagem
“Temos insistido que o governo federal tem que fazer a
recontagem de veículos em todos os pontos da rodovia. Isso incentiva a
participação das empresas na concorrência”, afirmou Romanelli. Segundo ele, o
tráfego apontado no processo de concessão está subdimensionado, conforme
comprova a recontagem feita no trecho entre Paranavaí e Nova Londrina, num
estudo encomendado pela Socipar (Sociedade Civil do Paraná).
Este trecho da BR-376, no Noroeste do Paraná, faz parte do
Lote 4 e não tem previsão de ser duplicado, mesmo com a cobrança de pedágio. “A
Socipar demonstrou que o volume de tráfego é mais do que o dobro do que mostra
os estudos que embasam o programa federal de concessão”, disse Romanelli. “Quem
diz isso é a Perplan, mesma empresa que fez a contagem inicial, em 2019, e que
agora em setembro, viu que o número de veículos é muito maior”.
Com Inf: ALEP | Foto: Valdir Amaral/Alep
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