Poder Legislativo participa de leilão de pacote de concessões das rodovias do Paraná
- 28/08/2023
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado
Ademar Traiano (PSD), e o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD),
participaram na tarde desta sexta-feira (25) do leilão do Lote 1 do novo pacote
de concessões das rodovias do Paraná. O pregão, realizado na Bolsa de Valores,
em São Paulo, contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho
Junior e do ministro dos Transportes, Renan Filho. De acordo com o Executivo, a
tarifa vai ficar 65% menor no Paraná por quilômetro rodado do que era cobrado
no antigo modelo. A previsão de investimentos chega a pelo menos R$ 7,9 bilhões
em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373,
BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
O deputado Ademar Traiano destacou o papel fundamental da
Assembleia Legislativa no processo. “Este é um momento histórico para o Paraná.
O leilão do primeiro lote de concessões tem desconto de 18,25% na tarifa básica
por quilômetro rodado e obras mantidas. Neste sentido, a Assembleia Legislativa
teve um papel primordial na construção do novo modelo. Realizamos uma série de
audiências públicas e promovemos debates para aprofundar a discussão do tema.
Sempre defendemos tarifas pelo menor preço, mais obras e em menos tempo”, disse
Traiano.
O deputado Alexandre Curi reforçou o compromisso do Poder
Legislativo com os grandes debates estaduais. “Fizemos audiências públicas em
todo o Estado, discutimos o modelo inicialmente proposto e mostramos que o
paranaense não aceitava aquela modelagem. Isso foi fundamental para que o
processo fosse revisto e um novo projeto desenhado, para chegarmos no dia de
hoje, no primeiro dos seis leilões, com um desconto de mais de 18% na tarifa
base apresentada. Esse desconto seria impossível na modelagem anterior”,
afirmou Curi.
Transparência
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lembrou a presença
dos parlamentares no evento e destacou o processo transparente de concessão.
“Quero cumprimentar os deputados Ademar Traiano e Alexandre Curi, que estão
aqui representando o parlamento estadual. Fiz um compromisso com o povo do
Paraná que iriamos resolver o problema das concessões do passado, com
construção de modelagem transparente, com um preço justo, redução na tarifa e
realização das obras. Hoje temos a sessão do dever cumprido. A modelagem será
referência para o Brasil”, comentou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, classificou como
“exitoso” resultado do leilão. “Temos uma parceria fundamental com o Paraná.
Vivemos em uma federação sob o regime democrático, então temos de trabalhar
muito pelo povo. Dialogamos e chegamos a um projeto sustentável, que vai ser
transformador para o Estado e para o Brasil. Voltamos para o Paraná com uma
tarifa muito menor, permitindo a promoção do desenvolvimento do Estado”,
avaliou.
Concessão
O grupo Pátria arrematou o primeiro lote do pacote de
concessões com desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado. Segundo o
governo estadual, isso representa um valor 65% menor do que a tarifa por
quilômetro rodado que seria cobrada se no antigo Anel de Integração (ou 54%
menor do que a última tarifa cobrada). A empresa arrematou quase 500 quilômetros
de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana,
Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná. O lote atravessa diretamente 18 cidades
(Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes
Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira,
Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo) e
atinge três milhões de habitantes.
O edital determina que 344 quilômetros serão duplicados e
210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão
previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias
marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.
A nova concessionária deverá arcar com aproximadamente R$
5,2 bilhões em custos operacionais durante o contrato de 30 anos, o que inclui
serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e
sistema de balanças de pesagem, somando R$ 13 bilhões de investimento no total.
Segundo estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o
edital deve gerar 81,7 mil empregos.
Debates
A Assembleia Legislativa do Paraná debate a nova modelagem
de concessão das rodovias paranaenses desde 2019, quando foi criada a Frente
Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia. O grupo reuniu parlamentares com a
finalidade de acompanhar e fiscalizar o encerramento dos contratos de pedágio
do Paraná.
A Assembleia realizou 20 audiências públicas em diversos
municípios do Estado para debater o tema. Nas reuniões, os parlamentares
ouviram gestores municipais, empresários, entidades de classe e da sociedade
civil organizada em busca de um modelo de pedágio ideal, garantindo a menor
tarifa e a realização das obras já nos primeiros anos de concessão.
Desde o primeiro momento, os deputados estaduais defenderam
uma tarifa pelo menor preço, mais obras e em menos tempo. Entre os pontos
apresentados, os parlamentares pediram o fim do limite de desconto determinado
pelo Governo Federal em leilão, o fim do degrau tarifário e a criação de um
conselho de usurários para cada lote da licitação.
Durante o processo, o grupo de trabalho apresentou três
relatórios. O primeiro trazia análises inicias sobre a proposta. O segundo
analisou o novo modelo proposto. Por fim, o terceiro, apresentado no ano
passado, trazia a análise final e recomendações.
Com Inf: ALEP | Foto: Jonathan Campos/AEN
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