Você sabia que os dentinhos de leite do seu filho tem raiz?

  • 03/12/2018

É muito comum escutar durante as consultas odontológicas os pais dizerem, “Tratar o canal? Mas dente de leite não tem raiz.” Ou então “Não vamos fazer tratamento, pois esse dente vai cair”, e até mesmo, “vamos arrancar, ele vai cair mesmo”.

Esta crença de muitos pais se deve por muitas vezes não levarem seus filhos ao cirurgião-dentista mesmo antes de ter dentinhos e receber orientações corretas, desta forma quando os dentes de leite caem eles realmente não tem mais raiz, mas porquê?

Com o processo de erupção do dente permanente, os dentes de leite presentes na boca vão sofrer uma reabsorção, ou seja, como se o dentinho fosse sendo comido, e a sua raiz desaparece, o que causa a mobilidade do dente de leite, e posteriormente sua queda, o que traz a ideia de que dente de leite não tem raiz e dessa forma não se trata o canal.

Mas totalmente ao contrário, estes dentes apresentam raiz, e nervo, assim como um dente permanente e seu tratamento e manutenção em boca é vital, em razão de que apresenta muitas funções importantes.

A perda precoce dos dentes de leite afetados por cárie, pelo seu não tratamento, podem levar a alterações na fala, mastigação, estética e ainda perder o espaço para o nascimento do permanente, sendo assim quando se perde um dente de leite, o tratamento não para por ai, precisamos repor algum dispositivo no local, ao qual chamamos de mantenedor de espaço.

O tratamento, manutenção e principalmente a prevenção de doenças nos dentes de leite é fundamental, evitando com a sua perda uma série de problemas. Sendo assim, dente de leite tem raiz, tem canal, e sim, se necessário precisa de tratamento de canal.

O melhor tratamento é sempre a prevenção, assim antes que chegue a níveis de maior destruição, faça a prevenção.

Dra. Kelen Sulzler

Mais informações

Clínica Odontonutri

Av. Rio Grande do Sul, nº 833

Fone: 3268-3493

WhatsApp: 98803-7959

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR