Idosa completa 123 anos e ganha festa de aniversário no Paraná

  • 16/06/2023

Nascida no século 19, a idosa será presenteada por uma festa de aniversário organizada pela Prefeitura de Tibagi

O município de Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná, está prestes a sediar um evento mais do que especial: a festa de aniversário da idosa Amantina dos Santos Duvirgem, que completa, no dia 22 de junho, 123 anos de idade. Não, você não leu errado.

Dona Júlia, como também é conhecida na cidade, nasceu em 22 de junho de 1900, ano marcado por acontecimentos considerados importantes no Brasil, como a chegada dos primeiros imigrantes chineses no País e a derrota dos brasileiros pelos militares bolivianos – evento que marcou a dissolução da República do Acre.

Nascida no último ano do século 19, a idosa será presenteada por uma festa de aniversário organizada pela Prefeitura de Tibagi, por meio da Secretaria da Criança e Assistência Social, nesta sexta-feira (16). O evento está previsto para começar às 14h no salão da Capela de São Sebastião, no distrito de Caetano Mendes.

De acordo com a administração municipal, Dona Júlia já viveu em situação de rua e foi adotada, aos 100 anos de idade, por Maria Ednir de Almeida. Hoje, ela é beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC), programa que garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade.

“Para receber o benefício, a ex-andarilha, conforme sua ‘mãe adotiva’, precisava possuir documentos. Para tal, quatro testemunhas (duas de 70 e duas de 80 anos) foram ouvidas e atestaram sua origem, que a conheciam há mais de 20 anos na época. Assim, a Justiça concedeu um nome e confirmaram a data de nascimento da Dona Júlia”, informou a prefeitura, em comunicado.

A administração municipal também destacou que a idosa não é reconhecida oficialmente pelo Guinness Book como a pessoa mais velha do mundo. O título, hoje, pertence à norte-americana María Branyas Morera, que completou 116 anos em março deste ano.

O ‘terror do INSS’

Conhecido como o “terror do INSS”, o aposentado Andrelino Vieira da Silva completou 122 anos em fevereiro deste ano. Ele nasceu em 3 de fevereiro de 1901 e vive, hoje, em Aparecida de Goiânia (GO). Além disso, ele tem sete filhos, 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.

A história do idoso viralizou nas redes sociais após ele comemorar o aniversário de 121 anos com um bolo temático do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ao g1, uma das netas de Andrelino afirmou que avô passou a ser reconhecido nas ruas.

Em 2021, a expectativa de vida do brasileiro em geral subiu para 77 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Pesquisa divulgada no Pew Research Center afirma que a quantidade de pessoas centenárias está crescendo no mundo. De acordo com um levantamento das Nações Unidas, segundo o centro de pesquisas, havia quase meio milhão de pessoas com 100 anos ou mais em 2015. As projeções do estudo sugerem que haverá 3,7 milhões de centenários em todo o mundo em 2050.

Com Inf: Banda B | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR