Missal viabiliza cessão de Médico Veterinário para compor o quadro federal de fiscalização junto a Frivatti

  • 02/06/2023

A Administração Municipal vai disponibilizar um profissional para atuar no Frigorífico em Itaipulândia por intermédio de Acordo de Cooperação Técnica com a União Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e o Município de Itaipulândia.

O município de Missal, atendendo a solicitação e a necessidade, irá disponibilizar os serviços de 20h semanais do Médico Veterinário, Juliano Silvina, ao frigorífico Frivatti.

Atualmente o frigorífico é autorizado pelo MAPA a realizar o volume máximo diário de 4.000 (quatro mil) abates de animais, em dois turnos de atividades e conta com um agente público federal e um agente público cedido pelo Município de Itaipulândia para realizar a fiscalização do serviço.

No entanto, considerando a demanda atual de abates e a jornada de trabalho efetiva destes dois profissionais há necessidade de mais um agente público para desempenhar tais funções, tendo em vista que virá a compor a equipe federal de inspeção e fiscalização.

Neste sentido, o próprio MAPA sugeriu o acordo de cooperação, em razão da defasagem de servidores no quadro de pessoal do ministério, especificamente médico veterinário, não havendo previsão de concurso público pelo órgão federal, além do mais, vem de encontro com o interesse público do município.

Missal tem 41 produtores rurais integrados ao frigorífico, com aproximadamente 160.000 (cento e sessenta mil) animais alojados no ano, além de 352 (trezentos e cinquenta e dois) empregados que residem no município. A folha mensal destes colaboradores ultrapassa um milhão de reais, o que beneficia diretamente a economia local. 

A diminuição da capacidade aprovada para o estabelecimento, no que se refere a quantidade de animais abatidos por dia, desaprovação ou paralisação de possíveis novos turnos de abate ou ainda no impedimento da aprovação de solicitações de dias adicionais para abates de animais, tais como sábados, já que são aprovados ou podem a vir a ser requeridos pelo estabelecimento frigorífico, geraria prejuízos a todos os envolvidos, em especial, produtores rurais integrados e empregados. 

O acordo de cooperação foi objeto de aprovação junto ao Conselho de Agricultura e Meio Ambiente de Missal – COMAM, bem como, pela Câmara Municipal de Vereadores.

Estiveram presentes na assinatura do Termo o Prefeito Ferrari, vice-prefeito Chenho de Missal, a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, o sócio proprietários da Frivatti, Egídio Valiati, a Gestora da Frivatti, Meri Rigo Guillande, o secretário de Agricultura, Altair Luiz Fetzner, o veterinário Juliano Silvina e a Procuradora, Andressa Regina Waltrick.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR