Santa Helena é o quinto município do Paraná com maior Valor Bruto de Produção Agropecuária (vídeo)

  • 04/07/2022

O município de Santa Helena avançou uma posição, de 6º, para 5º lugar no ranking de municípios com maior Valor Bruto de Produção (VBP), agropecuária no estado do Paraná. Em 2021 era 1 bilhão 350 milhões de reais e, agora, pelo relatório preliminar, são 2 bilhões e 56 milhões de reais. O VBP do Paraná somou 180 bilhões e 4 milhões, de acordo com relatório preliminar publicado no Diário Oficial do Estado. 

No ranking municipal, em primeiro lugar está Toledo com 4 bilhões e 300 milhões de reais em VBP, seguido por Castro com 3 bilhões e 400 milhões de reais, Cascavel com 3 bilhões e 200 milhões de reais, Guarapuava com 2 bilhões e 200 milhões de reais e Santa Helena com 2 bilhões e 56 milhões de reais. 

A inversão de posições aconteceu com Marechal Cândido Rondon que em 2020 era o quinto colocado com 1 bilhão 470 milhões de reais. Em 2021 passou para a sexta posição com VBP de 1 bilhão e 900 milhões. 

No Estado é o maior valor já registrado na série histórica, iniciada há 25 anos, segundo o Departamento de Economia Rural - Deral, responsável pelo levantamento. Os números representam um crescimento nominal de 41% em relação ao VBP de 2020, de 128 bilhões e 300 milhões de reais. 

O VBP contempla aproximadamente 350 itens diversificados, incluindo grãos, proteínas animais, fruticultura, floricultura, silvicultura e uma ampla gama de produtos da agropecuária paranaense. Os dados são levantados pelos técnicos do Deral ao longo do ano com pesquisas semanais de preços e das condições das lavouras nos municípios.

A partir da publicação das informações preliminares no Diário Oficial, os técnicos e gestores municipais analisam os números e, caso desejem, podem entrar com recurso fundamentado para questionar dados do desempenho agropecuário. 

Segundo a economista do Deral Larissa Nahirny, responsável pelo relatório do VBP, a valorização dos preços fez a diferença nos resultados, já que o Paraná teve perdas significativas na safra de grãos 2020/2021, a exemplo das segundas safras de milho e feijão. A alta nos preços recebidos pelos produtores, tanto no mercado interno quanto no mercado externo, ajudou a garantir o rendimento, especialmente das commodities e das carnes. 

O prefeito de Santa Helena, Evandro Grade – Zado, destaca estar satisfeito com o panorama e tem expectativa de melhorar ainda mais no ranking com a expansão da suinocultura e avicultura. 

Os investimentos em infraestrutura rural com pavimentação e programas voltados ao setor rural são destacados como fatores para contribuir na produtividade, como destaca o prefeito.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR