Semeadura de trigo atinge 88% no Paraná; colheita de café está em 40%

  • 29/06/2022

A colheita de café no Paraná tem avançado de maneira rápida, igual a semeadura de trigo que está também adiantado

A semeadura do trigo no Paraná atingiu 88% da área plantada. A colheita de café no estado também avançou no estado onde cerca de 40% da área plantada já foi colhida. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28) pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral)

Grande parte dos municípios do norte do estado concluíram o plantio do trigo, confirmando uma redução média de área de cerca de 10% na região em função da concorrência com o milho safrinha.

Ao mesmo tempo, no oeste do estado, com as chuvas bem distribuídas e resistindo às geadas, a semeadura do cereal também está avançada.

Considerando todas as regiões do estado, neste momento as lavouras de trigo estão com 88% de toda a área plantada. Além disso, 83% desse número apresentam desenvolvimento vegetativo, 10% estão na fase de germinação e 7% na floração.

Na avaliação dos técnicos do Deral, 97% das lavouras estão em boas condições e 3% estão com qualidade média. Já a área tritícola paranaense deve recuar 4% em relação à safra passada, de 1 milhão e 22 mil hectares para 1 milhão e 17 mil hectares.

Brasil estima safra recorde de trigo em 2022

Colheita de milho

Em seguida, com relação à colheita do milho segunda safra, o avanço foi de 6%, dos 2,7 milhões de hectares semeados estando 55% das lavouras maturadas, e 45% frutificando.

Contudo, 7% de toda a área plantada foi classificada como ruim pelo Deral, 20% em condição média e 72% das plantações estão em boas condições.

Subproduto da fabricação de etanol de milho, DDG consolida espaço na nutrição animal em MT

Café

A colheita do café tem avançado rapidamente no estado – 40% da área plantada do grão foi colhida. Desse número, 96% das plantas estão maturadas e 4% seguem frutificando.

Simultaneamente, 69% das lavouras estão em boas condições enquanto que 27% estão com qualidade média e apenas 4% ruins.

Por fim, a produção de café no Paraná deve alcançar 33.400 toneladas, 35% a menos do que na safra anterior, em uma área de 27 mil hectares que corresponde a uma redução de 15% .

Com Inf: Canal Rural

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR