Dr. João Abomorad fala sobre Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue (vídeo)

  • 21/06/2022

O mês de junho é dedicado à mobilização da sociedade para realizar doação de sangue. A campanha Junho Vermelho tem como objetivo incentivar o cidadão a ser doador de sangue.

Junho Vermelho

Criado em 2015 pelo Ministério da Saúde, o mês de junho foi escolhido por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado no dia 14 de junho.

Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como pessoas que sofreram acidentes, procedimentos cirúrgicos, eletivos ou não eletivos, algumas pessoas que possuem doenças crônicas como a doença falciforme e a talassemia, além de outras situações em que seja necessária a transfusão.

Quem pode doar

Os voluntários a doação de sangue precisam passar por uma triagem para verificar sua condição de saúde e averiguar se estão aptos a realizar a doação. Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar. Doadores com 16 e 17 anos podem doar somente com a autorização dos pais e /ou responsáveis. 

Qual a frequência máxima para doar sangue?

Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano e mulheres podem realizar três doações anuais.

Quaisquer outras informações a respeito, o cidadão pode entrar em contato com o Banco de Sangue da Regional de Saúde Hemepar, localizado em Toledo, que abrange as cidades de Santa Helena, Pato Bragado, Entre Rios, Marechal Cândido Rondon e Guaíra, pelo fone 3379-1993.

Com Inf: Xeretando

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR