Projeto apoiado pelo REM MT busca sustentabilidade da soja e pecuária no Médio Norte de MT

  • 19/05/2022

No próximo dia 28 de maio será realizado o workshop "Integração Lavoura e Pecuária". O evento será realizado na Fazenda Santana, em Sorriso, Médio Norte de Mato Grosso, e terá o objetivo de apresentar os principais resultados do projeto "Tecnologias inovadoras do Sistema Plantio Direto (SPD) e da Integração Lavoura- Pecuária (ILP) para o desenvolvimento sustentável da agropecuária mato-grossense". O projeto é financiado pelo Programa REM Mato Grosso (do inglês, REDD para Pioneiros).

O engenheiro agrônomo e coordenador técnico do projeto, Flávio Jesus Wruck, detalha que o workshop vai começar às 7h30 e será um dia de campo, onde os participantes irão conhecer os experimentos na Fazenda Santana, que é referência em produção de soja responsável na região. No local, o REM MT apoia dois experimentos. O primeiro trata-se de um Sistema de Plantio Direto (SPD) envolvendo a soja e o segundo é um processo de Integração Lavoura-Pecuária.

"No plantio direto, nós estamos testando quais são os melhores consórcios forrageiros [plantas] depois da soja. O objetivo deste ensaio é aperfeiçoar os atributos do solo nos aspectos físicos, químicos e microbiológicos, que irão resultar numa melhor retenção de água, na porosidade e na ciclagem de nutrientes do solo. Ainda que preliminares, já temos resultados positivos, para o primeiro ano de projeto", destaca Flávio, que também é pesquisador e chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Ele destaca que o workshop já é tradição na região, sendo realizado a cada dois anos, pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso). “Sua importância reside no fato de transmitir essas tecnologias aos produtores, tanto para aqueles que já fazem a integração [Lavoura-Pecuária], com objetivo de aprimorá-la, quanto para aqueles que querem iniciar o processo em suas fazendas. Às vezes, o produtor quer diversificar, plantando soja e milho, por exemplo, mas o solo é muito arenoso. Então, a melhor opção para ele é a integração com a pecuária. O workshop traz esse tipo de informação”, detalha Flávio.

O projeto

Os resultados, que serão mostrados no dia de campo, são parte do projeto "Tecnologias inovadoras do Sistema Plantio Direto (SPD) e da Integração Lavoura- Pecuária (ILP) para o desenvolvimento sustentável da agropecuária mato-grossense". A iniciativa, desenvolvida pela Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (FAPED), está inserida no Subprograma Produção, Inovação e Mercado Sustentáveis (PIMS) do REM MT. Os investimentos estão na ordem de R$ 998,6 mil.

O objetivo do projeto, de acordo com Flávio é: "motivar e transferir tecnologias e conhecimentos diretamente aos pequenos e médios produtores rurais em tecnologias inovadoras que conciliam conservação ambiental, produção agropecuária sustentável e rentabilidade econômica nas cadeias produtivas da soja e da pecuária".

Região estratégica

O projeto ocorre numa região estratégica do Estado, onde está concentrado o maior número de produtores de soja em Mato Grosso. Para se ter uma ideia, o Médio Norte conta com uma área de 3,1 milhões de hectares de plantio de soja, de acordo com o último relatório sobre o assunto, publicado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

Flavio frisa que, apesar de tecnologias, como o Plantio Direto e a Integração Lavoura-Pecuária serem estudadas há algumas décadas pela ciência, elas ainda são novidades para os produtores da região.

"Tratam-se das melhores opções estratégicas de uso intensivo e sustentável do solo, verticalizando a produção agropecuária na propriedade rural, proporcionando renda suficiente para o proprietário e seus sucessores e, ainda, respeitando o meio ambiente", afirma o pesquisador.

Inscrições

O dia de campo (workshop) na Fazenda Santana é aberto a todos ligados ao setor: sejam produtores, consultores, estudantes, pesquisadores ou extensionistas rurais. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever pelo site www.catsorriso.com.br.

Fonte: Marcio Camilo (REM MT)

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 20 anos de atuação, a Associação Clube Amigos da Terra (CAT) preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Assessoria CAT Sorriso

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR