Prêmio Mulheres do Agro 2022 já está com as inscrições abertas

  • 18/05/2022

Neste ano, iniciativa disponibiliza um formulário de indicação que permite que qualquer pessoa entre no site e recomende uma produtora com potencial para se inscrever na premiação

A partir desta segunda-feira (16), estão abertas as inscrições para a quinta edição do Prêmio Mulheres do Agro, que valoriza práticas de gestão inovadoras e sustentáveis de produtoras rurais e pecuaristas brasileiras. A iniciativa, idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), é destinada às mulheres que se destacam à frente da gestão de propriedades agrícolas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, e tem o objetivo de reconhecer e dar voz à atuação feminina no agronegócio. As produtoras que tiverem interesse podem se inscrever até o dia 19 de agosto pelo site da premiação.

Desde que o Prêmio Mulheres do Agro foi criado, em 2018, aproximadamente 700 mulheres se inscreveram na iniciativa, que reconheceu o trabalho de 36 agricultoras e pecuaristas de várias regiões do Brasil. “Há cinco anos, histórias de impacto e força, com foco em sustentabilidade e inovação, tomaram conta do meio rural e deram visibilidade ao papel feminino no agro. É possível notar uma alta no interesse das produtoras rurais em serem reconhecidas e em valorizar seu protagonismo no setor: entre a primeira edição e a de 2021, houve uma alta de 83% no número de mulheres inscritas. Nesta edição, que retoma o formato de premiação presencial, teremos mais uma oportunidade de amplificar este trabalho liderado pelas produtoras rurais”, reforça a especialista de Comunicação Corporativa da Bayer Brasil, Isabela Fagundes.

Novidade em 2022

Para a edição deste ano, o Prêmio Mulheres do Agro traz uma novidade: o formulário de indicação. Além da página de inscrições, a iniciativa disponibiliza um espaço que permite que qualquer pessoa entre no site e indique uma mulher que tenha um potencial para se inscrever na premiação. Será necessário apenas fornecer informações básicas no momento da indicação, como nome, e-mail e telefone da produtora rural. A Bayer e a Abag entrarão em contato com as indicadas para comunicá-las sobre a premiação, incentivá-las a seguir com a inscrição e, caso haja interesse, as auxiliarão no andamento do processo.

“Esta foi uma alternativa que encontramos para expandir nossa rede. O potencial das mulheres no agronegócio é gigante e elas fazem a diferença no setor, mas muitas vezes não reconhecem isso”, conta Isabela. “Temos diversos relatos de vencedoras das edições anteriores contando que se não fosse pelo apoio de amigas, elas não teriam reconhecido o impacto das práticas inovadoras e sustentáveis implementadas em suas propriedades e se inscrito no prêmio. Com este formulário temos a capacidade de atingir mais mulheres. Com esta união, estamos ganhando força a cada ano”, conclui.

Márcia Kafensztok, da cidade de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, venceu em primeiro lugar na categoria pequena propriedade em 2021. Segundo ela, um dos principais motivos que a levou adiante com a inscrição foi justamente o incentivo de uma amiga de longa data que relatou ver em sua história um grande potencial para o prêmio.

À frente da Primar Aquacultura, primeira fazenda de aquacultura orgânica certificada do Brasil, ela trabalha com cultivo de camarões e ostras nativas – e é a única em todo o nordeste. “Minha amiga recebeu o material de divulgação e me encaminhou pedindo para que eu desse uma olhada. Foi por conta desse estímulo que olhei para a minha história com mais confiança e segui em frente. Iniciativas como o Prêmio Mulheres do Agro são importantes para que possamos compartilhar o que fazemos em nossas produções e desde que venci, tem sido uma jornada e tanto”, conta Marcia.

O tema da premiação é gestão inovadora e reconhecerá iniciativas para boas práticas agropecuárias e gestão sustentável, com foco nos pilares econômico, social e ambiental, como: uso racional de recursos naturais, aumento da eficiência da produção com gestão inovadora, projetos que permitam o desenvolvimento social da comunidade ou de colaboradores da propriedade, bem-estar animal e valorização do capital humano. Serão premiadas as candidatas que ficarem nas três primeiras colocações de cada categoria (pequena, média e grande propriedade), o que significa um total de nove finalistas.

Para se inscreve ou indicar uma produtora rural, basta acessar o site até o dia 19 de agosto. As vencedoras serão reveladas durante o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será realizado entre 26 e 27 de outubro, em São Paulo.

Embaixadoras Prêmio Mulheres do Agro 2022

Em 2022, o Prêmio ganhou reforço de mais um grupo de embaixadoras: 6 mulheres que se destacam por suas trajetórias e representam o público feminino no agronegócio em diferentes aspectos. Sônia Bonato, Dulce Ciochetta e Luciana Dalmagro, venceram edições passadas do prêmio nas categorias pequena e grande propriedade, e continuarão levando à outras mulheres as suas vivências na agropecuária. Integrando este time, a iniciativa contará também com a idealizadora da Rede UMA (União das Mulheres do Agronegócio), Cristiane Steinmetz, a produtora rural Fernanda Falcão e a agrônoma Ticiane Figueiredo.

“As nossas embaixadoras representam exatamente o que nós queríamos ao criar este projeto: valorizar mulheres, gestoras e que dão um exemplo de agricultura sustentável em suas propriedades. Não tenho dúvida que, ao longo do ano, estas trajetórias vão inspirar outras produtoras a se inscreverem no prêmio e contarem as suas histórias”, finaliza a gerente de Comunicação da Abag, Gislaine Balbinot.

Com Inf; Canal Rural | Foto: jcomp/Freepik

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR