CAT Sorriso e FEBRAPDP promovem palestras gratuitas sobre plantio direto e sistemas de produção

  • 25/04/2022

O CAT Sorriso e a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto promovem no dia 25 de abril, segunda-feira, um ciclo de palestras sobre plantio direto e sistemas de produção. Gratuito e voltado a produtores rurais e interessados no tema, o evento será realizado às 19h, no Auditório do Instituto Federal Mato Grosso (IFMT), em Sorriso (MT).

Durante a programação, João Carlos de Moraes Sá, doutor em Solos, pós Doc no Carbon Sequestration and Management Center (Ohio) e pesquisador FEBRAPDP, ministrará a palestra O carbono como componente chave na rentabilidade dos sistemas de produção em plantio direto. “Falaremos sobre o carbono – componente chave que controla os atributos físicos, químicos, biológicos e a qualidade do solo – e como os sistemas diversificados de produção embasados na elevada adição de carbono irão proporcionar que os cultivos chamados ‘Cash Crop’ atinjam elevada produção garantindo a rentabilidade para o produtor”, comenta.

Já José Eduardo de Macedo Júnior, Engenheiro Agrônomo pela ESALQ e produtor rural e diretor da FEBRAPDP, falará sobre Rentabilidade dos sistemas de produção para região do cerrado. Para ele, o sistema é importante não só pela rentabilidade, como também pela sustentabilidade do cultivo para manter o solo mais estável, vivo e com maior atividade microbiana. “Conversaremos sobre a diversidade das plantas, raízes, a importância do carbono e da matéria orgânica no sistema de produção para região do cerrado”, aponta.

Segundo Darci Ferrarin Junior, presidente do CAT Sorriso, a realização de eventos como este é fundamental para adaptar, difundir e validar as técnicas do plantio direto. “Esse sistema traz diversos benefícios, tanto à propriedade, quanto ao produtor, como a eliminação de erosão do solo, a conservação da água, economia de combustível, tempo, mão de obra, entre outros”, finaliza.

A iniciativa conta com o apoio do Laboratório Solos & Plantas, Plantae, IDH e Instituto Federal Mato Grosso (IFMT). As vagas são limitadas e para se inscrever, basta acessar o link: https://catsorriso.org.br/eventos/ciclo-palestras/.

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 19 anos de atuação, a Associação Clube Amigos da Terra (CAT) preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

 Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR