Primeira Bienal de Arte da Unicentro trará mulheres como protagonistas

  • 26/01/2022

Há séculos as mulheres vêm resistindo em uma sociedade que, muitas vezes, as relega a um papel secundário, considerado menos importante do que as atribuições masculinas. Questionar as regras de comportamentos ditos como femininos ou masculinos é o artifício que permite o início da conquista das mulheres como sujeitos dignos de direitos iguais.

A partir dessas ideias, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio da Diretoria de Cultura, organiza a sua primeira Mostra Bienal de Arte com a temática “Mulheres: percursos de desobediência e resistência”.

O evento acontece em março e a programação vai contemplar a temática de uma forma bastante diversa. “A I Mostra Bienal de Arte surge a partir da vontade de unir artistas de Guarapuava e da região no mesmo espaço, para que a comunidade tenha acesso às obras produzidas por eles”, explica a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira. “A Bienal, além de unir a arte e a cultura, também terá um viés científico, com a presença de pesquisadoras da área apresentando para a população suas produções”.

As inscrições para a exposição abrem no dia 3 de fevereiro e a montagem das produções aceitas acontece entre 1º e 4 de março. Os interessados em participar da Mostra precisam preencher um formulário disponibilizado nas redes sociais da Diretoria de Cultura da Unicentro e também enviar a proposta e os anexos para o e-mail dirc@unicentro.br.

Abrem espaço 

As categorias científica, artística e cultural abrem espaço para a participação de artistas, alunos de escolas públicas e particulares, acadêmicos, comunidade e coletivos. A frase que inspira a exposição, servindo de norte para as produções inscritas, é “Eu não estou mais aceitando as coisas que eu não posso mudar. Eu estou mudando as coisas que não posso aceitar”, escrita pela professora, ativista e socióloga Angela Davis.

Exposições

Os trabalhos inscritos na Bienal de Arte da Unicentro serão expostos em diversos locais de Guarapuava. “Os trabalhos serão expostos na Unicentro, de forma presencial, a partir de março. Também alguns trabalhos serão colocados para visitação no Centro Universitário Campo Real, Centro Universitário Guairacá e a UTFPR, que estão nos apoiando, cedendo espaço para que esses trabalhos sejam expostos”, diz a diretora de Cultura da Unicentro.

Parceiros 

Entre as parceiras na realização da Mostra Bienal de Arte da Unicentro está a prefeitura de Guarapuava, através das secretarias municipais de Políticas Públicas para as Mulheres, e de Educação e Cultura. A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, comenta que, além de impulsionar os saberes e os fazeres femininos, a Bienal da Unicentro é uma oportunidade para o município explorar novas possibilidades em seus trabalhos em prol da população.

“A gente consegue agregar, congregar, unir todas essas mulheres em seus mais diversos saberes, na maior diversidade possível do que elas sabem e fazem bem. A questão especificamente da ciência vem também contemplar uma estratégia da Secretaria que é fazer um levantamento de todas as pesquisas realizadas aqui em Guarapuava sobre políticas para mulheres, representação feminina, sobre gênero”, explica Priscila. “Então, poder incluir isso, que já vinha como proposta da Bienal, é sensacional, traz também a visibilidade de mais um fazer feminino que está na ciência”.

Mês da mulher 

Aliado à programação da Bienal de Arte da Unicentro, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres pretende aproveitar o mês de março, em que se comemora o Dia da Mulher, para promover outras iniciativas a partir da temática. “Vamos uma consulta pública para que as mulheres possam nos dizer para o que é prioridade, o que faz sentido para elas enquanto promoção de política pública”, conta Priscila.

No dia 8 de março será lançada, também, a segunda edição dos cursos de Potencial Feminino, que é para profissionalização das mulheres, tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, como pra quem quer crescer onde já está trabalhando, em sua empresa.

“Vamos lançar um programa de liderança feminina, um programa acelerador, pois temos poucas mulheres políticas, dirigentes, presidentes de associações, sindicatos. Queremos acelerar a conquista do posto de liderança para as mulheres”, descreve Priscila.

Com Inf AEN | Foto: Unicentro

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR