Mesmo sem resposta de Alckmin, PSB se reúne com PT e cobra palanques por apoio a Lula

  • 18/01/2022

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, têm um encontro marcado nesta quinta-feira (20), em Brasília, para discutir ajustes em palanques estaduais em troca de apoio formal à chapa do ex-presidente Lula à Presidência da República.

Siqueira disse ao blog que, desde que o partido apresentou demandas por apoio a palanques estaduais — como São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco —, o PT não só não deu resposta como avançou publicamente com anúncios de pré-candidaturas. Entre elas, ele cita a de Fernando Haddad (SP), Humberto Costa (PE) e Fabiano Contarato (ES).

Na reunião prevista para quinta-feira, Siqueira vai repetir o que já disse pessoalmente pelo menos duas vezes ao ex-presidente Lula: "Já falei ao Lula que o PT precisa decidir se quer disputar pelo país [contra] um de seus principais aliados ou se quer a nossa ajuda para ganhar a eleição".

O PSB quer ter candidatos em alguns estados onde o PT argumenta ter vantagem nas pesquisas, como São Paulo. "Nosso critério não é pesquisa, se fosse assim a gente apoiaria ACM Neto na Bahia e não Jacques Wagner. Nosso critério é critério político. Outra coisa: a vida não é só eleição, tem o governo depois".

Na reunião desta quinta, também estará na pauta o ingresso de Geraldo Alckmin no PSB para compor a vice na chapa de Lula. Siqueira disse ao blog, no entanto, que até agora não recebeu resposta de Alckmin sobre o ingresso no partido.

"Convidei Alckmin a ingressar no PSB no dia 13 de dezembro, ele não é do PSB ainda, fiz o convite mesmo ele não sendo uma pessoa com perfil de esquerda, mas entendendo que o momento pede essa discussão mais ao centro. Ele tem muitos amigos de esquerda aqui, incluindo eu, mas ainda não nos deu resposta".

Perguntado se existe alguma reunião prevista com Alckmin, Siqueira disse que não: "Sei que está conversando com outros partidos, ele vai decidir para onde vai. E, enquanto isso, temos que cuidar da nossa vida".

Petistas que acompanham as negociações a respeito da chapa Lula-ALckmin afirmaram ao blog que um novo encontro entre os dois está sendo costurado para acontecer ainda em janeiro, antes da viagem de Lula para o México.

Com Inf G1 | Foto: Ricardo Stuckert

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR