Estudo irá determinar se índios terão novas terras em Santa Helena (vídeo)

  • 19/09/2018

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Wallace Moreira Bastos, constitui através da Portaria publicada do Diário Oficial da União, o Grupo Técnico de estudos para identificação e delimitação de áreas indígenas em Santa Helena e São Miguel do Iguaçu.

O grupo terá que promover estudos de natureza etno-histórica, antropológica, ambiental e cartográfica necessários à identificação e delimitação das áreas reivindicadas pelo Povo Avá-Guarani, denominadas Terras Indígenas Ocoy e Santa Helena, localizadas nos municípios de São Miguel do Iguaçu e Santa Helena

Os estudos atendem a ação civil pública ajuizada em julho deste ano pelo Ministério Público Federal (MPF), em Foz do Iguaçu, determinando no prazo de dois anos, a demarcação de terra indígena no município de Santa Helena, bem como a ampliação da Terra Indígena de Ocoy, em São Miguel do Iguaçu.

O grupo é formado por cinco profissionais, dentre eles, antropólogos, geógrafos e indigenistas. A portaria publicada na última sexta-feira (14), no Diário Oficial da União, determina o prazo de 180 dias para a entrega do relatório, a partir da data de sua publicação.

A notícia do início dos estudos acendeu um sinal de alerta nos agricultores de Santa Helena, que na tarde desta quarta-feira (19), às 14h, vão se reunir para discutir o assunto. O encontro será promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena, conforme destaca o presidente da entidade Flávio Back.


Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR