Agricultores podem ser remunerados pela manutenção de áreas preservadas

  • 18/11/2021

Você já ouviu falar em ICMS Ecológico? O ICMS ecológico é um recurso proveniente no Governo do Estado repassado aos municípios que possuem áreas de preservação ambiental. 

O Paraná foi pioneiro no País na efetivação do programa, em 1991. “É uma política fundamental na preservação do meio ambiente, para que possamos garantir qualidade de vida às gerações futuras. É uma política pública bipartite, na qual os municípios cuidam e o Estado reconhece financeiramente a atividade”, assegura o secretário deEstado do  Desenvolvimento Sustentável e Turismo Márcio Nunes. 

Neste ano em que o ICMS Ecológico completa 30 anos, comemora-se mais de R$ 7 bilhões já distribuídos aos proprietários de áreas de reserva de mata nativa. O recurso é um incentivo para que os agricultores adotem o manejo adequado das áreas preservadas, transformando as áreas em RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

A Prefeitura municipal de Santa Helena, ciente destas novas possibilidades e dos ganhos financeiros, sociais e ambientais dessas iniciativas, promoverá no dia 29, às 08:30 na Câmara de Vereadores um evento voltado especialmente aos proprietários de "áreas verdes" ou de mata nativa preservadas e têm interesse pelo assunto.

O evento contará com especialistas de Curitiba contratados pelo Município para prestar esclarecimentos e orientações aos interessados e elencar a documentação e o passo a passo necessário para que os proprietários possam cadastrar suas áreas como RPPN.

"Os proprietários de áreas nativas podem ter agora incentivos não apenas ambientais, mas também financeiros para o cadastramento de suas áreas. Os recursos reunidos pelo município atinentes a cada nova área cadastrada podem, em parte, ser repassados a estes proprietários. Esta é uma forma muito simples de aliarmos sustentabilidade com rentabilidade para nossos munícipes" destaca a assessora de Governo, Vera Schmidt.

Se você está interessado no assunto, não deixe de participar deste evento ímpar. 

Serviço:

Evento sobre ICMS Ecológico - Especialistas de Curitiba contratados pelo município, Secretaria de Finanças e de Meio Ambiente. 

Onde: Câmara de Vereadores de Santa Helena  

Quando: dia 29 de Novembro, as 08:30h

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR