Sistema agroflorestal no Oeste é aliado na conservação do solo e melhorias do meio ambiente

  • 25/10/2021

Um curso nesta quinta-feira (21), em Altônia, abordou a implantação de sistemas agroflorestais para manejo e conservação de solo. Foram oito horas de treinamento, divididas em conteúdo prático e teórico. A iniciativa é da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Itaipu Binacional. 

A atividade ocorreu na propriedade de Inês Paladini do Vale, onde o sistema agroflorestal foi implantado há cinco anos e apresenta resultados positivos.

O curso teve como objetivo explicar as funções do sistema agroflorestal na melhoria do meio ambiente, infiltração da água e conservação do solo, além de abordar propósito econômico, visto como limitante para este modelo, segundo o engenheiro agrônomo da Biolabore, Thiago Henrique De Lai.

Na abordagem teórica foram destacadas as condições para saúde do solo, brota vigorosa, competição do mato e teoria de comunicação da parte biológica e mineral. Segundo De Lai, foi elencado o uso de matéria orgânica, pó de rocha e micro-organismos. “A tarde houve prática com plantio de maracujá, milho e adubação verde para recuperação do solo”, lembra Thiago De Lai. Além disso, os produtores aprenderam sobre adubação verde e peletização de sementes. “No caso do maracujá e milho houve a adubação localizada”, explica. 

Na propriedade onde o curso foi desenvolvido, segundo Thiago De Lai, dentre as constatações, foi possível verificar que, com o sistema agroflorestal na conservação do solo, uma mina de água já apresenta melhor qualidade, o que é satisfatório. 

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR