Família incremente renda e aumenta produção de flores na região Oeste do Paraná

  • 22/10/2021

Uma manhã de campo sobre a produção de Crisântemo foi realizada nesta quinta-feira (21), no município de Palotina. Foram 4h de trabalho na propriedade de Caroline de Carli Gomes, na Linha Alvorada, o conhecido ‘Cantinho do Céu’. A manhã de campo foi uma iniciativa da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), com a Itaipu Binacional. O evento contou com o apoio da prefeitura de Palotina e Associação dos Produtores Orgânicos de Palotina (Apop).

Conforme o técnico em agropecuária da Biolabore, Juliano Casagrande, o objetivo foi conhecer o sistema de produção de flores crisântemo como meio de diversificação e sustentabilidade da unidade familiar, com incremento e melhoria de renda.

O tema foi apresentado de forma participativa e levou em consideração o planejamento, implantação, manejos, tratos culturais e comercialização.

Casagrande observa que, no município de Palotina a produção está, essencialmente, voltada para grãos (soja e milho), criações de aves, suínos, peixes e leite. “É dada pouca importância para outras atividades e cultivos”, destaca.

Diversificação de cultura

No caso da produção de flores (crisântemo), através da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Biolabore e Itaipu, foi oportunizada a diversificação da unidade familiar. A atividade teve resultados economicamente viáveis e lucrativos, servindo de referência na região, conforme Casagrande.

O técnico da Biolabore observa que a produção de flores, de modo geral, é um mercado fechado e restrito, mas unidade familiar Cantinho do Céu, com apoio, e diversas parcerias, foi possível inovar.

Atividade crescente

Na propriedade são produzidas flores há mais de cinco anos e, há três anos foi iniciada a produção de crisântemo. Inicialmente eram 500 vasos, passando para o segundo ano com 1200 e terceiro com 1800 vasos. Em 2021 são 3 mil vasos e a meta para os próximos dois anos é chegar a 9 mil vasos.

Além dos crisântemos, a unidade familiar produz flores de época como avencas, bouganville, gerânios, kalanchoes, suculentas, e outras.

A mão de obra é totalmente familiar. A comercialização é realizada na região em parcerias com floriculturas, supermercados, floristas atacadistas, no varejo por meio de venda direta e por redes sociais.

Assessoria. 

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR