Evento das 24 milhões de árvores da Itaipu Binacional chega a Santa Helena (vídeo)

  • 20/10/2021

Este ano a Itaipu comemora a marca de 24 milhões de árvores plantadas. Um trabalho que iniciou em 1979 e continua até os dias atuais. Este resultado é fruto do compromisso de Itaipu e da parceria direta estabelecida com os 16 municípios Lindeiros, com seus moradores e os trabalhadores da restauração florestal.

Em Santa Helena a ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (20) no Balneário e contou com a participação de diversas autoridades que efetuaram o plantio de nove árvores nativas sendo elas Pau Brasil, Copaíba, Ipê Roxo, Uvaia, Guajuvira, Ipê Amarelo, Peroba as quais simbolizam a importância da preservação ambiental e do reflorestamento.

O prefeito Zado participou do ato e mencionou que Santa Helena é o Município que mais plantou árvores no Estado, conforme levantamento do IAT - Instituto Água e Terra, entidade que também esteve presente no evento.

Homenagem

Além da ação ambiental, a Itaipu Binacional convidou o servidor aposentado Edoni Prestes Pedroso para colaborar no plantio de um Ipê Amarelo e assim, relembrar todo o trabalho por ele executado no passado quando foi um dos responsáveis pelo reflorestamento da área que margeia o Lago de Itaipu, fundado após a construção da barragem.

Vereadores, secretários, servidores municipais, gestores de educação ambiental, servidores da Itaipu e da empresa terceirizada além de alunos e professores da Escola Municipal Inês Mocellin também prestigiaram o momento.

Participação dos estudantes

Os alunos 5º ano da Escola Municipal Professora Inês Mocellin, juntamente com os professores, também se envolveram no plantio por já estarem familiarizados com a prática ambiental. A escola iniciou um projeto de revitalização no ano de 2002 daquele espaço de nascente, um trabalho de educação ambiental que contou com toda a comunidade escolar – assumindo o compromisso de manter o ambiete preservado. 

O projeto de Revitalização da Nascente Sanga Verde como foi batizada pela comunidade escolar, também rendeu frutos como trabalho de conclusão de curso de Tecnologia Ambiental na UTFPR da Técnica Ambiental e Gestora de Educação Ambiental Diana Pivatto.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR