Missal: Peroba é a árvore escolhida para o plantio Simbólico da Campanha 24 Milhões de Árvores plantadas

  • 19/10/2021

O município de Missal, a exemplo de outros municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, está participando da Campanha 24 milhões de Árvores Plantadas da Itaipu Binacional. O evento ocorreu no Terminal Turístico de Vila Natal nesta segunda-feira, 18 de outubro, e a espécie escolhida foi a Peroba, árvore símbolo do município de Missal. 

A gestora da Educação Ambiental em Missal, Ivani Reinehr Pauli comemorou o gesto que ocorreu em Missal. “Precisamos incentivar o plantio de mudas de árvores, aqui é só um momento simbólico do plantio, mas com a presença dos alunos, gostaríamos de incentivar o plantio nos diversos espaços”, justificou, ressaltando a importância do trabalho dos Gestores ambientais junto aos mais variados setores, permitindo a participação da comunidade.

O vice-prefeito Eugênio Schwendler, foi na mesma linha de pensamento. “Um gesto simples, mas com muito simbolismo”, elogia. “Futuramente nossa população, as crianças, os netos, vão ver a Peroba crescendo nos locais públicos e se tornará um símbolo ainda mais forte”, comemorou.

Chenho ainda deixou um alerta pra toda população. “Toda pessoa deveria plantar árvores, quem ganha com isso é a natureza, o meio ambiente”, faz o apelo.

A ação contou com a participação de autoridades locais, representantes da Itaipu Binacional e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco de Dom Armando. Além da árvore símbolo, foi realizado o plantio de espécies frutíferas. A ação visa, de forma simbólica, estimular o plantio de árvores pela população, repassando a importância deste gesto para as gerações futuras.

Área de Proteção da Itaipu Binacional

Para a construção da Usina de Itaipu foi necessário definir uma área, hoje com mais de 100 mil hectares, para servir de área protegida ao longo do reservatório de Itaipu, no Brasil e no Paraguai. Toda essa área contribui significativamente para a Segurança Hídrica e traz benefícios tanto para a usina quanto para a comunidade.

Este ano a Itaipu comemora a marca de 24 milhões de árvores plantadas. Um trabalho que iniciou em 1979 e continua até os dias atuais. Este resultado é fruto do compromisso de Itaipu e da parceria direta estabelecida com os 16 municípios lindeiros, com seus moradores e com os trabalhadores da restauração florestal.

A Campanha

A Campanha 24 milhões de árvores plantadas foi lançada no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, na Usina de Itaipu.

Desde o lançamento, seguindo durante todo o mês de outubro, está sendo realizado um plantio simbólico em cada um dos 16 municípios lindeiros, demonstrando a importância dessa corrente pela sustentabilidade. Cada município representa, fortalece e integra esse elo. 

Ao longo deste mês esta campanha chega aos municípios, tocando mentes e corações, e enraizando o compromisso com a restauração florestal!

Peroba em Missal

No ano de 2012, foi aprovado na câmara de vereadores de Missal, o projeto de lei de autoria do então vereador Eugênio Schwendler, definindo a peroba como a árvore símbolo do município. A lei, inclusive, foi sancionada pelo Prefeito Ferrari.

A espécie foi escolhida, pois, no período da colonização de Missal e na região existiam muitas perobas, árvore que na época da lei estava praticamente em extinção.

Ainda em 2001 no mês de setembro, alunos de 5ª a 8ª série participaram de um concurso para a escolha da árvore símbolo, no qual foi escolhida a peroba. O trabalho de pesquisa foi coordenado pela agrônoma Rosani Paulus. Foram 1.009 alunos que votaram, e a peroba foi escolhida com 207 votos. 

Desde a definição, mudas de peroba, mesmo com muita dificuldade em se encontrar, foram plantadas em escolas e repartições públicas, além do Terminal Turístico de Vila Natal.

Mensagem

Moramos na mesma casa, o “Planeta Terra”.  Por isso o maior compromisso está em preservar, conservar, proteger e cuidar da água, do solo, das florestas e das pessoas! Estas árvores são o LEGADO VERDE, herança às futuras gerações!

Participação

Entre as autoridades presentes o vice-prefeito, Eugênio Schwendler (Chenho), Presidente da Câmara de vereadores, Elmo Franke Pauli, vereadores Jair Rauber e Maico Luzzi (Boi), Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Clarice Maria Grings Friedrich e o secretário de Finanças, Mauro Kern Pauli.

Representando a Itaipu Binacional o Gestor da Ação de Conservação das Áreas Protegidas de Itaipu, Cristiano Teixeira, o Engenheiro Florestal, Heitor Renan Ferreira, o Técnico de Campo, Paulo Guedes Rodrigues e o Coordenador de Bacias Hidrográficas da Itaipu Binacional – Seno Leopoldo Anton.

As Gestoras da Educação Ambiental, Ivani Reinehr Pauli e Pamela Gallas Buche, além de servidores municipais, direção da Escola Joaquim Nabuco de Dom Armando, professores, e alunos do 5º ano da referida escola Municipal.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR