IDR-PR atua para difundir sistema sustentável de produção de hortaliças

  • 14/10/2021

Difundir tecnologias sustentáveis para a produção agrícola é um dos propósitos do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater). O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) é uma dessas práticas que vêm sendo levadas aos agricultores. Segundo os agrônomos Erivan de Oliveira Marreiros e Luiz Carlos Retcheski Junior o manejo do solo, o uso de plantas de cobertura, equipamentos adequados, o manejo da cobertura e a qualidade das mudas a serem cultivadas são fundamentais no sistema.

O engenheiro agrônomo Élcio Pavan, do IDR-Paraná de Cascavel, destaca que o sistema elimina as operações de revolvimento do solo, diminui a ocorrência de erosão, de plantas concorrentes, de doenças e pragas. Além disso, ele cita a possibilidade do SPDH contribuir para o aumento gradativo do teor de matéria orgânica no solo, o que reflete em maior produtividade e mais qualidade do produto final e menores gastos com fertilizantes ao longo do tempo.

Na propriedade de Deison Gross, situada em Cascavel, onde há cerca de um mês foi realizado um dia de campo, técnicos e produtores de diversos municípios puderam observar uma área de aproximadamente três hectares, com um bom resultado a partir da implantação do SPDH. A área tem cultivos diversos, com predominância do repolho, e possui uma boa cobertura de solo, com o uso de aveia.

O produtor contou que foi assessorado pelos profissionais do IDR-Paraná em todas as etapas da implantação do cultivo. De acordo com Deison, até o momento ele constatou uma economia na mão de obra, principalmente com capinas. O agricultor fazia até três operações para livrar os cultivos das plantas invasoras. “Agora, com apenas uma capina consigo resolver o problema”, disse Gross. Também houve redução do controle de pragas e, além disso, o agricultor verificou que a qualidade das olerícolas melhorou. Segundo Deison, a receita bruta obtida com a atividade gira em torno de R$ 200 mil por ano.

Élcio Pavan observa que o número de produtores que adotaram a tecnologia vem aumentando gradativamente. “Não tenho dúvida de que o SPDH será implementada pela maioria dos olericultores da região em médio e longo prazo”, afirmou.

AEN | Foto: IDR-PR

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR