Biolabore desenvolve projeto de fruticultura com produtores de Mato Grosso do Sul

  • 04/10/2021

Um trabalho desenvolvido em parceria pela Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), com a Prefeitura de Mundo Novo (MS), por intermédio de contrato com a Itaipu Binacional, no Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, proporciona a diversificação de cultura, incremento na renda e estímulo à fruticultura em Mundo Novo. Atualmente, por intermédio deste projeto são atendidos 24 produtores no município. 

A assistência é prestada pelo engenheiro agrônomo da Biolabore, Darlan Souza Flauzino e tem o abacaxi e o maracujá como as principais frutíferas de implantação. “A maioria são hortifrutigranjeiros e a fruticultura pode representar mais renda e diversificação de cultura”, ressalta Flauzino. 

O secretário de agricultura de Mundo Novo, Geraldo Lopes, observa que, atualmente as frutas consumidas no município são provenientes, principalmente de outros estados. “Futuramente podemos ter uma grande produção, sendo possível atender aos mercados locais”, ressalta.

Atualmente há a segunda fase do projeto com a formação da planta. No caso do maracujá há o trabalho de condução. A terceira etapa contemplará a produção, conforme Darlan Flauzino. 

Adaptabilidade

Apesar de seu início de desenvolvimento, segundo o engenheiro agrônomo, há uma boa aceitação da proposta de fruticultura, com apoio da Administração Municipal de Mundo Novo. A cultura também está demonstrando boa adaptabilidade ao clima da região o que gera uma expectativa positiva quanto a produtividade. 

Projeto piloto

O projeto piloto, iniciou em março de 2021 coma  produção das mudas, com apoio da secretaria de Meio Ambiente e do engenheiro agrônomo que prestava o serviço na época em Mundo Novo pela Biolabore, Paulo Cesar.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR