Programa da Assistência Social se torna modelo de política pública

  • 27/09/2021

O município de Santa Helena, através da secretaria de Assistência Social, lançou recentemente o programa "Morada Fraterna", para acolhimento familiar de pessoas idosas e adultos com deficiência. A iniciativa se tornou modelo no Paraná e alguns municípios estão buscando informações e até mesmo conhecendo em loco as particularidades deste serviço.

Nesta segunda-feira por exemplo, integrantes da secretaria de  Assistência Social do Município de Turvo, região central do Estado, estiveram em Santa Helena para entender o funcionamento e avaliar os resultados do Morada Fraterna.

O Programa constitui-se em acolhimento de pessoa idosa e adultos com deficiência por famílias previamente cadastradas e habilitadas, residentes no Município de Santa Helena há no mínimo dois anos e que tenham condições de recebê-los e mantê-los, garantindo a manutenção dos direitos básicos, oferecendo meios necessários à saúde, alimentação e convívio social com acompanhamento direto da equipe técnica do programa, bem como dos órgãos de fiscalização.

Para cada pessoa acolhida, o Município garantirá o pagamento de um salário mínimo nacional vigente, podendo ser acrescido mais um salário caso a pessoa acolhida requeira assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e/ou com comprometimento cognitivo. Caso o acolhido não receba o Benefício de Prestação Continuada-BPC ou benefício previdenciário, será acrescido ao subsídio financeiro meio salário mínimo.

A secretária de Assistência Social de Santa Helena Shirla Patricia Weber Sterchile, avalia positivamente o interesse de outros municípios nas políticas públicas locais pois representa o bom andamento das iniciativas instaladas para atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade: “Recebemos na manhã de hoje uma comitiva de Turvo e nossa equipe demonstrou o  passo a passo para o funcionamento do Morada Fraterna e também de outros serviços da nossa secretaria que ainda não foram implantados naquele município, para nós é importante servirmos de exemplo e saber que, através desta troca de experiências, outras pessoas poderão ser beneficiadas através destas políticas públicas da Assistência Social,” pontua.

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR