Entenda como vai funcionar a castração gratuitas de Pet's em Santa Helena (vídeo)

  • 13/09/2021

A prefeitura de Santa Helena firmou parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo,  para promover o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, que busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. 

Aqui em Santa Helena, a ação será realizada de 14 à 17 de dezembro de 2021, onde o município receberá o  Castrapet Paraná para castração de 229 animais.  Serão castrados cães e gatos de quatro meses a 8 anos, machos ou fêmeas de todos os portes, saudáveis, e livres de pulgas e carrapatos.

A inscrições serão iniciadas no dia 04 de outubro e finalizadas em 19 de novembro de 2021. Quem tiver interesse em participar deve se dirigir-se até a secretaria Municipal de Agricultura das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h.

No momento da inscrição não deve ser levado o animal, além disso, de preferência comparecer somente uma pessoa da família, utilizando máscara e respeitando as medidas de proteção da Covid-19. Maiores informações pelo telefone 3268-8289.

O que é a castração - A castração é uma das medidas mais importantes para controle populacional de cães e gatos. A cirurgia envolve a retirada das gônadas dos animais, local das células produtoras de hormônios sexuais. Logo, a produção de hormônios nestas regiões também é interrompida.

Nos machos, tanto em cães quanto em gatos, a operação é menos invasiva. Consiste na retirada dos testículos – o que implica numa redução expressiva de testosterona. Já nas fêmeas – de ambas as espécies – é necessário realizar uma incisão no abdome para remoção do útero e dos ovários.

Os efeitos comportamentais da castração também são bastante importantes. Cães e gatos castrados tendem a ficar mais calmos, caseiros e menos agressivos. A cirurgia pode reduzir o hábito de fugir e de urinar pelos cantos. Além disso, segundo Karen Prokoski, veterinária da prefeitura, a castração é o método mais eficaz para o controle populacional dos animais.

Para participação no programa é necessário que o tutor atenda um dos itens abaixo:

1) Estar inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo;

2)Estar inscritos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Municipal;

3)Comprovar renda familiar inferior a três salários-mínimos;

4)Protetores (acumuladores) de animais com renda familiar inferior a três salários-mínimos serão avaliados como prioridade;

Para efetivar as inscrições deve ser apresentado os seguintes documentos:

1)RG;

2)CPF;

3)Comprovante de endereço de Santa Helena atualizado;

4)Comprovante de atendimento aos critérios sociais acima citados – cadastro único, cadastro no CRAS, holerite.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR