Saiba quando é recomendado levar a filha ao ginecologista pela primeira vez (vídeo)

  • 27/08/2021

Ter a consciência que a sua filha cresceu, se tornou uma adolescente e que nesta nova ela fase precisará de ainda mais apoio dos pais para auxiliar que esta mudança seja tranquila pode ser um desafio para os pais. 

Afinal, ela cresceu, está se desenvolvendo e até já menstruou, demonstrando que um novo ciclo em sua vida acaba de começar. É importante, nesses casos, que a partir da primeira menstruação, a chamada menarca, que a jovem vá ao ginecologista, acompanhada de sua mãe ou algum familiar responsável.

A primeira consulta ginecológica, muitas vezes é para as meninas aprenderem a forma correta de se limpar, como lavar a região íntima, que tipos de produtos usar para essa assepsia e dicas para prevenir infecções e de conhecer o seu próprio corpo.

O médico Ginecologista João Abomorad, que atende nas Unidades Básicas de Saúde aqui de Santa Helena pelo SUS, trás mais informações a respeito da primeira consulta ginecológica e de sua importância. "Na maioria das vezes é mais uma conversa a primeira consulta, com orientações e se necessário, será realizado exames complementares" complementa.

Adolescentes - Tendo tido ou não relação sexual, é responsabilidade do médico ginecologista, além da família, falar da importância de a jovem conhecer o próprio corpo, mostrando-lhe como funciona o aparelho reprodutor, a importância de usar preservativo para quando tiver a primeira relação sexual, ou para continuar a usá-la, caso já tenha acontecido.

Nesse aspecto, o médico poderá explicar os diferentes tipos de contraceptivos, e que o uso de preservativo, tanto o feminino como o masculino vai protegê-la de contrair infecções sexualmente transmissíveis, como HPV, HIV ou uma gravidez indesejada. 

Além disso, o SUS oferece além das camisinhas masculinas e femininas métodos contraceptivos via oral como a pílula combinada, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, dispositivo intrauterino de cobre, diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula.

Xeretando com inf, Unimed.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR