Itaipu e Lindeiros promovem programa de formação para vereadores do Oeste do Paraná

  • 25/08/2021

A Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu promovem o ‘Programa de Formação de Vereadores: O Agente Público do Século XXI’. A ação tem como objetivo contribuir com o papel do legislativo como agente de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS que trata de cidades e comunidades sustentáveis. O evento é direcionado aos presidentes e vice-presidentes das câmaras municipais de vereadores.

O programa se divide em dois momentos. Primeiro que ocorreu nesta segunda-feira (23), e o segundo, uma continuidade do primeiro módulo, no dia 01 de setembro. 

O momento formativo é conduzido pela facilitadora Regina Migliori, consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Pauta

Os assuntos em destaque são: O legislativo e os desafios do século XXI; Ética, lei e valores; Planejamento estratégico do mandato; Vereador como agente de desenvolvimento sustentável; Interação entre os agentes públicos do legislativo e executivo; Abordagem sistêmica do vereador como agente público empreendedor; Criação de valor para o mandato; e as dimensões de impacto da atuação do vereador.

Desenvolvimento regional

O vice-presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), destaca a parceria com a Itaipu Binacional para promover a formação dos vereadores e ressalta a transformação do século, sempre com defesa da ética e do planejamento para o desenvolvimento regional. 

O desenvolvimento territorial sustentável é muito importante segundo o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Ariel Scheffer da Silva que também enaltece as ações na região Oeste do Paraná.

O evento também conta com o apoio da Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop). O atual presidente da entidade, vereador de Céu Azul, Jorge Rieger, ressalta que o momento é muito importante para o aprendizado, tendo em vista que os vereadores são o elo mais próximo à população. 

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR