Lindeiros inicia processo de plano estratégico para o desenvolvimento integrado

  • 24/05/2021

A nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, que tem como presidente o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, realizou nesta sexta-feira (21), sua primeira reunião. O objetivo foi conhecer as ações em andamento e iniciar um processo de implementação de um plano estratégico de desenvolvimento integrado, com a participação de diferentes organismos da região do Estado e da União. 

A apresentação e abordagem das ações em andamento foi feita pelo ex-presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano), pela diretora técnica, Sandra Finkler e pela secretária executiva, Berenice Kunkel. 

A partir de agora será dada a devida atenção e continuidade ao que vinha sendo trabalhado e inicia-se o processo de planejamento estratégico para o desenvolvimento integrado. Trento observa que, ‘a região tem pressa’ e por isso precisa de ações contundentes. 

Cooperação

Na reunião, também houve a presença dos professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, José Angelo Nicácio e Douglas André Roesler, para discutir algumas atividades iniciais de cooperação técnica entre o Conselho e a Universidade, dentro do ‘Programa Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu’.

Para Heraldo Trento, deve-se seguir a linha de desenvolvimento de um plano de governo para o futuro, e, além da Unioeste, outras universidades podem ser envolvidas neste processo. As ações devem estar alinhadas, com busca de apoio de esferas do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Presidência da República, Congresso Nacional e Itaipu Binacional.

Obras estruturantes

O que a diretoria almeja são obras estruturantes em setores como transporte, saúde, produção. Dentre estas questões pode ser citada a busca por novas UTI’s, atendimento ao setor cooperativo, desenvolvimento de cadeias produtivas como frango e piscicultura. Neste sentido, conforme Trento, deve-se alinhar estratégias para aproveitamento do potencial do lago de Itaipu. 

O fortalecimento dos arranjos produtivos será feito com envolvimento das associações comerciais e câmaras de vereadores dos municípios. Estas instituições devem fazer parte deste planejamento estratégico regional, como destaca Heraldo Trento, ao falar da primeira reunião da diretoria. 

Diretoria

A nova diretoria tem como presidente o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento; Vice-presidente: Evandro Miguel Grade (Zado), prefeito de Santa Helena; Secretário: Giovani Malavazi Fim, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Entre Rios do Oeste (Acier); Vice-secretário: Ademir Pereira da Silva, presidente da Associação Empresarial de Medianeira (Acime); Tesoureiro: Givanildo José Tirolti, representante da Câmara de Vereadores de Guaíra e vice-tesoureiro: Vanderlei Caetano Sauer, representante da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR