Cooperativa de Santa Helena leva curso a agricultores do Oeste
- 06/03/2018
A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná-Biolabore, com sede em Santa Helena, trabalha uma série de oficinas nos municípios da região Oeste, voltada às boas práticas e aproveitamento total dos alimentos. Na última semana, agricultores de Ouro Verde do Oeste e de e Diamante D’Oeste. O foco é, cuidados na manipulação dos alimentos e na preparação, tanto de conservas, como de doces.
Apesar de ser destinado, preferencialmente às mulheres, há, também, a presença de homens, o que mostra o envolvimento da família produtora com as temáticas ministradas. Os cursos são realizados nas próprias comunidades, ou, em propriedades rurais, fator de ambientação.
Em Ouro Verde do Oeste as atividades foram realizadas na comunidade Vila Rural e ministradas pela tecnóloga em alimentos Débora Guerino Boico e pelo Engenheiro Agrônomo Rodrigo Novakoski.
O curso é uma parceria da Biolabore com a Itaipu Binacional e representa uma estratégia de promoção e realização do direito humano a alimentação adequada. A principal recomendação é a utilização de alimento na sua forma integral, segundo Novakoski.
Receitas fáceis de serem desenvolvidas também estimulam a incorporação às práticas diárias das famílias, com conscientização maior sobre o uso do alimento.
Em Diamante D’Oeste o curso foi realizado com a Comunidade Roselito, em uma chácara de propriedade da família Severo. A oficina também contou com o apoio da prefeitura do município. Na abertura dos trabalhos a secretária de agricultura, Daniele Gentilini falou sobre a importância do treinamento e da utilização sustentável dos alimentos.
Beterraba, cenoura, pepino, quiabo, chuchu, abóbora, banana, foram alguns dos ingredientes base para as receitas desenvolvidas em conjunto pela tecnóloga em alimentos Débora Boico e os técnicos da Biolabore, Edvan de Almeida e Delma Fontanesi.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários