Importância do Lago de Itaipu é destacada por defensores do Meio Ambiente (vídeo)

  • 24/03/2021

Uma vistoria pelo Lago de Itaipu realizada na tarde desta terça-feira (23) pela Polícia Ambiental e as diretoras dos departamentos de Meio Ambiente e Coleta e Reciclagem, deu seguimento as ações alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

A atividade teve por objetivo monitorar a margem do reservatório que, muitas vezes, serve de local para depósito de lixo, em virtude da pesca esportiva e o turismo praticados com muita frequência nas estações quentes.


Utilizando da embarcação da Polícia Ambiental, a equipe percorreu o lado norte do lago, nos distritos de Sub-Sede e São Clemente onde realmente foram encontrados em diversos locais objetos como latas, garrafas pet, roupas, entre outros resíduos.

De acordo com a diretora do departamento de Coleta e Reciclagem, Yara Beling, a estimativa é que ainda tenha muito mais lixo no fundo do reservatório: “Tivemos um aumento no nível do lago e acreditamos quer parte do lixo que estava na margem acabou ficando submerso,” lamenta.

Para a diretora de Meio Ambiente, Larissa Bussler, a presença destes resíduos compromete a sanidade do reservatório prejudicando quem necessita dele: “Todos têm o direito a água de qualidade sem contar que o Lago é fonte de renda para os pescadores e local próprio para o turismo, por isso, precisamos ter consciência quanto à preservação,” afirma.

A Polícia Ambiental é quem fiscaliza e monitora do todo Lago na região Lindeira e também tem visualizado a irresponsabilidade de quem utiliza o lago: “Pedimos para que as pessoas sempre levem uma embalagem para a recolha do lixo produzido para destinação correta em suas residências ou na lixeira mais próxima,” complementa o cabo Medeiros.

Na ocasião, a equipe se deparou com o pescador profissional Marcio Sehn, que há muitos anos retira do Lago de Itaipu a sua principal fonte de renda. Segundo ele, é fundamental o respeito pela água: “A gente pede que não joguem latas e outros lixos no lago e se tiver esse material, que leva para casa,” salienta.

Mais ações

Para finalizar a ‘Semana da Água”, haverá o plantio de árvores em torno de nascentes para contribuir com preservação dos locais que foram recuperados.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR