Ações Ambientais marcam o Dia Mundial da Água em Santa Helena

  • 22/03/2021

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados a este recurso natural. Em Santa Helena estão programadas atividades ambientais e momentos de orientação como forma de reforçar a importância da preservação da água e o meio ambiente como um todo.

Hoje, por exemplo, estão sendo recuperadas nascentes em propriedades rurais do interior de São Roque que foram castigadas por erosões ou por algum tipo assoreamento. Este trabalho é realizado pela secretaria de Infraestrutura através do departamento de Meio Ambiente e conta também com o suporte da subprefeitura do distrito.

Após a recuperação, as nascentes jorrarão novamente água de qualidade que poderá ser utilizada para o consumo humano, de animais, entre outras finalidades.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Larissa Bussler, se trata de um trabalho ambiental e também de atenção aos produtores rurais: “Em uma das propriedades que atuamos hoje, o agricultor não tinha mais a água da nascente para os animais e estava com escassez em sua propriedade, mas agora, o problema foi solucionado,” explica

Orientação

Paralelamente a isso, o departamento de Coleta e Reciclagem juntamente com a Vigilância Epidemiológica, está confeccionando um material impresso que será entregue aos portados de Coronavírus e que orienta as pessoas que estão em isolamento a separar corretamente os resíduos, como forma de garantir a segurança dos responsáveis pela coleta e dos trabalhadores da Usina de Reciclagem.

Conforme Yara Beling, separar corretamente o lixo também é sinônimo de preservação do Meio Ambiente: “Além do Coronavírus, a Dengue está em evidência no município e é importante que as embalagens sejam bem fechadas para não acumular água e identificar quando o lixo contém máscaras e outros objetos contaminantes,” explica a diretora do departamento de Coleta e Reciclagem.

Ainda nesta semana

Também está programa uma atividade em parceria com a Polícia Ambiental no Lago de Itaipu que será de conscientização quanto à preservação dos recursos naturais, sobretudo o reservatório que é fonte de renda para os pescadores e para o Município através do turismo.

Ainda serão plantadas árvores no entorno das nascentes já recuperadas com objetivo de evitar o assoreamento e preservar a qualidade das águas.

Com inf, Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR