CREAS destina 50 bonecas confeccionadas por jovens em conflito com a lei ao Hospital Fundação Atitude

  • 22/01/2021

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Santa Helena, destinou na manhã desta sexta-feira (22), 50 bonecas de pano confeccionadas com material reaproveitado/reciclado para o Hospital Fundação Atitude. A iniciativa está contemplada no Projeto Boneca de Pano o qual alia o cumprimento da medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade, imposta judicialmente ao adolescente, com o caráter ressocializador conforme diretrizes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE.

“O principal foco da equipe é a reinserção do adolescente na sociedade, buscando durante o processo de confecção das bonecas o resgate da infância, das vivências, do contexto familiar e social no qual o adolescente está inserido. É um olhar de dentro para fora, é a reflexão da condição em que o adolescente se encontra e a construção da forma que ele pretende seguir. O projeto possibilita uma abordagem ampla do adolescente acompanhado e de sua família,” explica a coordenadora do CREAS, Helena Filipiak.

No ano passado 11 adolescentes participaram do projeto, e entre eles, não houve nenhuma reincidência em Ato Infracional, o que é considerado um grande ganho social. “Enquanto os adolescentes confeccionam as bonecas eles são assistidos pela equipe técnica (assistentes sociais, psicólogos e educador social) e esse modelo tem se convertido em resultados positivos”, destaca Helena.

Na manhã de hoje, 50 bonecas foram entregues a Fundação que irá presentear pacientes internados como forma de levar um pouco de aconchego nos momentos de enfermidade, mas sobre tudo divulgar o que existe por trás do artesanato e a importância do projeto.

“Agradecemos a equipe do CREAS por nos contemplar com as bonecas, agora iremos entrega-las as crianças que ficam hospitalizadas e também aos idosos que precisam ser acarinhados e valorizados”, assegura a farmacêutica Alessandra Vidal.

A coordenadora do CREAS ressaltou ainda que a destinação das bonecas sempre será feita como um retorno a sociedade, atendendo as instituições municipais incialmente e posterior também serão encaminhas bonecas a Uopecan: “Quem tiver interesse em conhecer de perto esse e outros projetos desenvolvidos pelo CREAS pode agendar uma visita através do telefone 45 3268 8279,” convida a profissional.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR