Sem acordo sobre presidência, instalação da CMO é cancelada e não tem nova data

  • 06/10/2020

A reunião de instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional prevista para esta terça-feira foi cancelada, diante da falta de acordo entre dois grupos que disputam a presidência do colegiado e não há definição de uma nova data.

Crucial para a análise e votação do Orçamento, que trará os detalhes e o valor do Renda Cidadã, a CMO segue no centro de queda de braço entre grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o chamado centrão, comandado pelo líder do bloco, Arthur Lira (PP-AL), o que impede a sua instalação.

De um lado, parlamentares ligados a Maia advogam o direito do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) assumir o posto, para o qual foi indicado no início do ano mediante acordo que levava em conta a regra da proporcionalidade das bancadas de então.

A questão é que o cenário mudou, assim como a correlação de forças na Casa. DEM e MDB deixaram o maior bloco da Casa, que ficou conhecido como centrão, diante da aproximação entre demais partidos do grupo e o governo de Jair Bolsonaro.

Apesar das pouco otimistas perspectivas, o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), resolveu manter a convocação da reunião da CMO desta terça até os últimos instantes. O parlamentar estava disposto, informou uma fonte, a comparecer presencialmente à comissão, em uma tentativa de pressionar por um acordo.

O grupo de Elmar garante ter voto para elegê-lo, e, segundo integrante dessa ala, seria beneficiado caso a reunião da CMO ocorresse nesta terça.

Já aliados de Lira duvidam dessa maioria e apostam, segundo outra fonte, em uma questão de ordem sobre a indicação de membros para colocar na presidência do colegiado a deputada Flávia Arruda (PL-DF).

Com inf, Maria Carolina Marcello/Reuters | Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR