Psicóloga da Fundação Atitude fala sobre Setembro Amarelo (vídeo)

  • 14/09/2020

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

Franciele Everling, psicóloga da Fundação Atitude ressalta que não é sinal de fraqueza buscar ajuda, pelo contrário, quando a pessoa chega ao ponto de pensar em suicídio, é porque ela já foi forte por muito tempo e naquele momento ela já não sabe mais o que fazer.

Como identificar alguém que precisa de ajuda:

·         apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;

·         apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;

·         sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono;

·         apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;

·         escrever cartas de despedida;

·         falar repentinamente sobre morte ou suicídio;

·         apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.

Ao perceber algum desses sinais em algum familiar ou pessoa próxima, converse, escute e se caso necessário, busque ajuda médica.

Segundo Franciele "o mais indicado, principalmente se a pessoa não se sentir à vontade de conversar com algum familiar, busque ajuda profissional de um psicólogo".

Franciele enfatiza que os psicólogos são capacitados para atenderem as pessoas sem nenhum julgamento, ouvir e auxiliar para que nenhuma coisa mais ruim aconteça.

É importante ressaltar que caso alguém venha compartilhar algo sobre saúde mental, que não julgue essa pessoa, pois com o julgamento faz com que as pessoas se fecham, podendo piorar a situação.

Franciele Everling, CRP 08/24359 atende no Hospital Fundação Atitude todos os dias. Basta agendar uma consulta para informações de tratamento e acompanhamento de atendimento.

Fundação Atitude cada vez mais perto de você!

Hospital Fundação Atitude

Av. Rio Grande do Sul, 1030 (Antigo Hospital Dr Ciro)

Santa Helena

Fone (45) 3268 2525

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR