Semana Mundial do Aleitamento Materno relembra a importância da amamentação

  • 07/08/2020

No mês de agosto, entre os dias 1 e 7, ocorre a semana mundial do aleitamento materno, que trata da importância da amamentação e todos os benefícios trazidos ao bebê e à mãe. A Enfermeira Carolina Maciel, salienta a relevância deste ato: “A criança deve ser amamentada até os seis meses de idade (...), pois sabemos que o leite é rico em vitaminas, evita que a criança pegue pneumonia, doenças infecciosas... é como se fosse a primeira vacina da criança, logo quando ela nasce, na primeira mamada. É bem importante para a própria mãe e para o seu processo de recuperação.”

Além da campanha para a amamentação, há também o pedido para a doação do leite materno para as mães que produzem além do necessário. Atualmente no Município, contamos com três doadoras ativas: Keila Aparecida Lermen, que doa na Unidade Básica de Saúde de São Clemente, Jéssica Carvalho da Silva e Fabiana Thais Dietrich, que doam na Unidade Básica de Saúde da Vila Rica. 

A doadora Jéssica Carvalho da Silva deu um depoimento sobre a sua experiência com a amamentação: “Quando meu primeiro filho fez um ano e um mês, eu engravidei dela (segunda filha), e eu não quis tirar a amamentação dele, e então continuei a amamentação dos dois. Hoje em dia está tranquilo, amamento os dois ao mesmo tempo várias vezes.” Jéssica também explicou que durante a noite os filhos não acordam para mamar, e então ela retira o leite que sobra e pode doá-lo.

As doadoras recebem os potes vazios, onde devem depositar o leite retirado. Após isso, congelam o leite até a próxima recolha, que ocorre semanalmente. Todo o leite recolhido no município é enviado à UBS Dr. Eduardo Rodrigues, na Vila Rica, que envia ao Hospital Bom Jesus para o correto armazenamento. O leite dura seis meses após ser esterilizado e armazenado corretamente, podendo, durante este período, salvar vidas. 

Campanhas de Aleitamento em Santa Helena

Anualmente, é realizado o dia do “Mamaço”, um dia totalmente dedicado à amamentação, em que as mães que estão amamentando são convidadas a participarem. Neste evento há palestras sobre o tema com diversos profissionais da saúde, e a distribuição de brindes para as mães, além de um coffe break.

O evento já ocorre há 5 anos, e este seria o sexto, todavia, em decorrência da pandemia e da impossibilidade de aglomerações, o Mamaço não foi realizado este ano para garantir a segurança das mães e das crianças. 

Ao que tudo indica, no próximo ano o evento será realizado novamente, mas enquanto isso, o incentivo à amamentação e à doação do leite materno continuam.

Assessoira

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR