Usina que transforma dejetos de animais em energia completa um ano em Entre Rios (vídeo)

  • 23/07/2020

Nesta sexta-feira (24), a Minicentral Termelétrica Biogás completa um ano de funcionamento em Entre Rios do Oeste. A termelétrica de biogás é responsável pelo abastecimento de energia dos 72 prédios públicos do município, como escolas, postos de saúde e secretarias.

O projeto é uma parceria da administração municipal, Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o governo do estado.

Segundo o Secretário de Energias Renováveis, Carlos Levandowsky o projeto pretende zerar a conta de energia da prefeitura "Nesse um ano geramos 1.100 Megawatts, que equivale a uma geração mensal de 90 mega. Com isso, a prefeitura tem um retorno de R$: 461 mil reais, uma economia de 7% nesse um ano" explica.

Os 18 produtores que participam do projeto em Entre Rios criaram uma associação, a Aprográs. Eles fornecem a matéria-prima para a produção do biogás: 215 toneladas por dia de dejetos de 40 mil suínos.

Segundo Jones Heiden, prefeito de Entre Rios do Oeste, nesse um ano o município ficou mundialmente conhecido pelo projeto pioneiro implementado na cidade "Já recebemos muitas comitivas da Europa, inclusive integrantes da ONU que vieram conhecer o projeto, além de outros países da América do Sul e outros estados do Brasil. E isso mostra a importância do projeto  e como ele realmente funciona" complementa.

A energia vendida para a Copel vai render créditos que serão descontados da conta de luz do município e a prefeitura é quem vai fazer o pagamento aos produtores envolvidos no projeto.

Com inf, Xeretando.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR