Estado determina fechamento imediato de serviços não essenciais em Santa Helena

  • 30/06/2020

O Governador Ratinho Júnior falou sobe as novas medidas de enfrentamento de coronavírus no estado do Paraná. Como Santa Helena pertence a 20º Regional de Saúde de Toledo, o decreto, que será publicado ainda hoje, também se estende as cidades vizinhas pertencentes a regional. A medida deve ser adotada a partir de manhã (01) e terá  duração de 14 dias.

Segundo ele não haverá o lockdown, mas sim uma quarentena mais restritiva em algumas regiões do estado. O governador explica que 75% dos casos estão vinculados a sete regionais de saúde, que abrange 134 cidades.

As medidas mais restritivas serão adotadas nas regionais de Saúde de Cascavel, Cornélio Procópio, Cianorte, Toledo, Londrina, Foz do Iguaçu e Curitiba e a RMC. Entre elas está o fechamento de atividades não essenciais no período de 14 dias. O Governador explica que essas serão determinações e não apenas orientações.

Ratinho Jr explica que ele conversou com os prefeitos e representantes de entidades sobre as novas medidas. Com isso é esperado pelo governo índice de isolamento entre 52 a 55%, que seria o ideal. Além dessas estão reuniões comerciais restritivas para no máximo cinco pessoas e seguindo as medidas sanitárias.

Também serão suspensas cirurgias eletivas para preservar o estoque de medicamentos. Barreiras sanitárias também devem ser feitas, onde haverá o monitoramento da população.

VEJA ALGUMAS DAS MEDIDAS

As medidas serão por 14 dias - prorrogáveis por mais 7, se necessário ?, ficam restringidas as atividades econômicas não essenciais (shoppings, galerias, comércio de rua, feiras, salões de beleza, academias, bares, casas noturnas).

- O transporte público poderá atender somente os funcionários dos serviços considerados essenciais, e os veículos só poderão circular conforme a quantidade de assentos.

- Também fica proibida a circulação de pessoas em vias públicas das 22h às 5h.

- O funcionamento dos mercados ficará restrito de segunda a sábado, das 7h às 21h. O fluxo ficará limitado a 30% da capacidade total, devendo ser controlado com a distribuição de senhas. O acesso será limitado a uma pessoa da família e está proibida a entrada de menores de 12 anos.

- Fica suspenso o funcionamento de serviços de conveniência em postos de combustíveis - exceto nas rodovias.

- Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão).

- Reuniões profissionais ou pessoais devem ser realizadas virtualmente e, quando necessário, com no máximo 5 cinco pessoas e afastamento de 2 metros entre si.

- A abertura de parques, praças e demais áreas coletivas ao ar livre fica a critério de cada prefeitura.

- A fiscalização será realizada pela Polícia Militar em parceria com as Guardas Municipais, sob pena de multa em caso de descumprimento.

- Também serão suspensas as cirurgias eletivas diante da escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.

Xeretando com inf, Catve.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR