Gestantes de Itaipulândia fazem visita técnica ao centro cirúrgico do HMI

  • 09/06/2020

Na manhã de segunda (8), quatro gestantes fizeram uma visita técnica no centro cirúrgico do Hospital e Maternidade Itaipulândia. O projeto promovido pela Secretaria de Saúde vem com o objetivo de tranquilizar as mamães a respeito dos procedimentos aplicados durante a cesárea ou o parto normal.

Venice Kotz, enfermeira e coordenadora de atenção básica do município explica que o encontro cumpriu com seu objetivo.

“Cada gestante teu seu medo e a gente quer transmitir segurança para elas num dos melhores momentos da vida. A mamãe pode optar por fazer cesárea ou parto normal. O objetivo de manter a segurança da paciente e do bebê, por isso, os protocolos de higiene e limpeza, por exemplo, são muito minuciosos”.

Bianca Marques de Oliveira é mãe de segunda viajem. Quando teve o primeiro filho, há dez anos, nunca havia entrado em um centro cirúrgico. Ficou apavorada. Agora, com a experiência que teve com as outras gestantes, sentiu-se mais leve. 

“É a primeira vez que visito o centro cirúrgico antes de fazer a cirurgia. Me deixou muito mais tranquila, mais segura”, revela.

Rotina

A técnica de enfermagem Meire Martins da Costa já conhece a rotina e, com tanta experiência, orientou as mamães sobre cada passo a ser realizado durante a cirurgia de cesariana. “É uma oportunidade única, a gente conhece muitas crianças, vê tantos nascimentos e muitas vezes lembra do dia exato em que a criança nasceu. É emocionante”, disse ela. 

No ano de 2020 já nasceram 52 crianças no Hospital e Maternidade Itaipulândia. Em média, a equipe de profissionais realiza 160 partos por ano. O recorde foi de seis partos por dia. 

Assessoria.


Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR