Lançamento de caderno de receitas marca abertura da Semana do Meio ambiente na região Oeste

  • 03/06/2020

Sexta-feira (05), é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, desenvolvem ações de sustentabilidade em todo o seu território de atuação. Para celebrar a data ocorrerá a Jornada Educação, Cultura e Sustentabilidade, com oficinas, contação de histórias, apresentações musicais e palestras.

A programação inicia nesta terça-feira (02), e vai até domingo (07). A abertura da Semana do Meio Ambiente ocorrerá pelo perfil no Facebook do Conselho dos Lindeiros e também contará com o lançamento do 4º Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras do Oeste do Paraná e Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios da Região Sul do Mato Grosso do Sul).

Durante a semana, diariamente, diversos temas estarão em pauta, como meio ambiente, empreendedorismo, animais silvestres, hortas, aquicultura, passeio virtual pelo Refúgio Bela Vista e apresentações culturais, segundo o gestor do Convênio Linha Ecológica: Educação Ambiental e Cultura, Mauri Schneider.

Processos formativos

Desde junho de 2019 foram trabalhados os processos formativos na região. “Neste ano o Processo de Segurança Alimentar e Nutricional teve uma inovação, uma vez que o curso destacou a importância da utilização de alimentos da agricultura familiar, comercialização dos alimentos na compra direta e nas feiras fortalecendo os circuitos curtos de comercialização e a ampliação do território de atuação dos 29 municípios da Bacia do Paraná -3 (BP3), para os demais municípios da região Oeste e 14 municípios do Conisul”, explica Mauri Schneider.

Concurso

Por intermédio dos processos formativos foi organizado o 4º Concurso de Receitas Saudáveis, com o objetivo contribuir na melhoria da qualidade da alimentação escolar. Foram criados cardápios alternativos com a utilização dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar.

Conforme o gestor do Convênio Linha Ecológica, a partir da criação de receitas saudáveis, sob a orientação das nutricionistas, foi possível inserir, na alimentação escolar, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.

Participaram do concurso 460 cozinheiras de 240 instituições, das quais 44 foram premiadas, juntamente a 88 cozinheiras.

Caderno de receitas

Como produto final há a produção e impressão do 4º Caderno de Receitas Saudáveis das Cozinheiras do oeste do Paraná. Estão sendo produzidos cerca de 10 mil exemplares e distribuídos nos processos de formação, escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis).

Assessoria

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR