Conservação de Solo e Recomposição da Mata Ciliar são eficazes quanto a manutenção dos rios em Missal

  • 19/05/2020

Após um longo período de estiagem que a região vive, os córregos e os rios, estão com a vazão muito menor que a normal. Os últimos volumes de chuva ajudam, mas não solucionam ainda a questão do abastecimento de água. Ainda há a preocupação quanto a vazão dos rios no município. 

Durante o ano a Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, desenvolve diversas ações preventivas. Trata-se do plantio de árvores para a recomposição da Mata Ciliar e a conservação do solo, fatores importantes para a manutenção dos leitos.

A recomposição da Mata Ciliar evita contaminação externa no rio, protege de assoreamento, que é causador de muitos problemas, pois a terra vai parar no rio, prejudicando a vazão e em tempos de estiagem, acaba comprometendo. Da mesma forma, a conservação de solo, também evita a contaminação e o assoreamento e tem como objetivo manter o solo e sua fertilidade no seu lugar original, na propriedade.

A Conservação de Solo, além disso, auxilia na manutenção das estradas, essenciais para a boa trafegabilidade, e aumenta a produtividade, evitando perdas em épocas de chuvas torrenciais. São trabalhos importantes, preservando a agricultura, principal fonte de renda da maior parte da população de Missal, seja direta ou indiretamente.

A aquisição do Terraceador com o apoio da Itaipu Binacional, além de agilizar e otimizar o trabalho, permitiu que mais agricultores pudessem ser atendidos, melhorando ainda mais esse trabalho preventivo relacionado a agricultura e meio ambiente. 

Com todo o trabalho realizado, o município não ficou comprometido quanto ao abastecimento de água. Mas, isso não significa que o recurso natural possa ser utilizado de forma desordenada, é necessário o uso consciente da água, para evitar que falte no futuro.

Fotos: Imagens de arquivo das ações desenvolvidas pela Administração Municipal (Conservação do Solo e Recomposição da Mata Ciliar)

Assessoia.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR