CREAS informa a população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

  • 18/05/2020

Nesta segunda-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, intensificando a preocupação quanto aos direitos humanos das crianças e adolescentes de todo o país. Todos os anos, é realizada a campanha “Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que vem para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual.

Em Santa Helena, crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual são assistidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS por meio de atendimentos realizados por assistentes sociais, psicólogos, advogado e educadores sociais. 

Para os profissionais do CREAS, é fundamental ouvir as crianças e os adolescentes, pois a mensagem pode surgir através de uma brincadeira, de uma frase ou de pequenas mudanças de comportamento, por isso é preciso ficar de olho: "Essas ocorrências acontecem em todos os lugares e aqui não é diferente, ao identificar alguma suspeita, a recomendação é ligar no disque 100, Conselho Tutelar ou diretamente no CREAS pelo fone 45 3268-8279. A partir da denúncia, inicia-se o atendimento psicossocial especializado e o acompanhamento familiar. Tendo como objetivo fortalecer a vítima e a família na superação da violência e amenizar as sequelas," afirma a psicóloga Alessandra Elisa Gromowksi.

Segundo a psicóloga Francieli Ghellere, “Os abusos sexuais podem se caracterizar por diversas formas, vale ressaltar que a violência sexual não se caracteriza apenas pela prática do ato sexual consumado,  a exemplo a exposição de conteúdo sexual em mídias digitais. Os agressores, na maioria das vezes, utilizam-se de violência psicológica, intimidação e convencimento, por meio de práticas que a vítima não identifica como maléficas, segundo estatísticas, os autores em sua maioria são pessoas da própria família, vizinhos ou amigos próximos" explica a profissional.

Entenda

Vale ressaltar que abuso sexual é a prática de qualquer ato sexual com crianças/adolescentes menores de 14 anos independente do consentimento da mesma. Já a exploração sexual está ligada ao comércio com fins lucrativos de atividades que envolvam o aliciamento de crianças e adolescentes utilizando-as como objetos sexuais, como a prostituição e o tráfico humano. Ainda a produção de material pornográfico, fotos e vídeos, ou expor as vítimas a tais cenas. Tanto o abuso quanto a exploração sexual podem ocorrer tanto no âmbito familiar quanto fora dele.

A Data

Esse ano a campanha completa 20 anos, o dia 18 de maio instituído pela Lei Federal n° 9.970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Nesse dia, em 1973, a menina Araceli, de 08 anos, capixaba de Vitória/ES, sofreu todos os tipos de violência e foi encontrada morta. Seu corpo apareceu 06 dias depois e foi desfigurado por ácido. Os agressores nunca foram punidos.

TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES, FAZER BONITO QUER DIZER: ESTAR DISPOSTO A OUVIR, DENUNCIAR E DEFENDER. QUEM NÃO DENUNCIA TAMBÉM VIOLENTA.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR