Terceira etapa da Vacinação contra gripe tem novo público alvo em Santa Helena

  • 07/05/2020

Inicia na próxima segunda-feira, a terceira da etapa da vacinação contra a gripe cujo público alvo são crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas e pessoas portadoras de deficiência.

A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e será realizada mediante apresentação da carteira de vacinação e documento de identidade. Para os portadores de deficiência, é necessária uma comprovação que pode ser via laudo ou receita médica.

Dia D

Estava agendado para este sábado o lançamento oficial de campanha e também o dia D de vacinação contra a gripe, porém o Ministério da Saúde cancelou o ato repassando a responsabilidade desta ação aos municípios. Santa Helena, por sua vez, após análise técnica da secretaria de Saúde, decidiu realizar o dia D de vacinação no dia 16 de maio, um sábado, quando todas as UBS's permanecerão abertas, no período da manhã, para que as pessoas que não têm disponibilidade de receber a vacina durante a semana, possam ser imunizadas.

De acordo com a secretária de Saúde, Terezinha Madalena Bottega, o cancelamento do Dia D se deu em razão da pandemia do Coronavírus, mas o Município entendeu ser de suma importância oferecer um momento no fim de semana para a vacinar a população: "Estaremos com todas as UBS's mobilizadas para efetuar as imunizações e é importante levar consigo os documentos necessários, bem como utilizar máscaras e respeitar o distanciamento entre as pessoas," afirma a secretária.

Com a chegada de frio, aumenta a incidência das doenças respiratórias, por isso, se torna ainda mais imprescindível a vacinação nas pessoas inseridas no público alvo desta terceira etapa da vacinação. A informação é complementada pela responsável pela Vigilância Epidemiológica, Rosângela Disarz: "Fizemos um alerta aos pais para que levem os filhos com idade entre seis meses e seis anos para receber a imunização, e também chamamos as demais pessoas inseridas no público alvo, como gestantes, puérperas e portadores de deficiência," afirma Rosângela.

É importante lembrar que as classes que compõem as primeiras etapas da vacinação ainda podem receber a imunização, como é o caso dos profissionais de saúde, segurança, idosos indígenas, entre outros. 

Importância

A influenza ou gripe é uma infecção viral respiratória febril aguda, altamente contagiosa e que afeta indivíduos de todas as faixas etárias. Ocorre durante todo o ano em nosso país, sendo mais comum no outono e no inverno quando as temperaturas abaixam e as pessoas tendem a ficar por mais tempo em ambientes fechados o que favorece a transmissão viral. Por isso é importante que você entenda a importância de se vacinar contra a gripe.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR