Quem pode suceder o ditador Kim Jong Un?
- 22/04/2020
Após a ausência do ditador norte-coreano Kim Jong Un nas comemorações do “Dia do Sol”, no dia 15 de abril – aniversário do fundador do país seu avô, Kim II Sung -, levantaram especulações sobre a saúde do governante.
Segundo informações da CNN, o governante está em estado grave após ser submetido a uma cirurgia e tanto a CIA quanto o Conselho Nacional de Segurança americano estão monitorando a progressão do estado de saúde de Jong Un.
A possibilidade da morte do ditador de 36 anos gera preocupações sobre a sucessão de poder no país, podendo causar ainda mais instabilidade política a nível mundial.
Apesar de não ser uma monarquia oficialmente, o modelo é adotado na prática. Ainda, acredita-se que os três herdeiros de Jong Un ainda não tenham atingido a idade adulta e mesmo que um deles esteja sendo preparado para uma futura liderança, a criança precisaria de algum tipo de regente para governar de maneira interina – algo que nunca aconteceu na Coréia do Norte.
Segundo explicou Michael Madden, especialista em liderança da Coréia do Norte, à CNN, é provável que o país seja comandado pela irmã de Kim Jong Un e assessora próxima, Kim Yo Jong.
A irmã do ditador poderia ficar no poder até que seu herdeiro tenha idade suficiente para tomar as rédeas.
Com inf, Maiara Piva - MBL News | Foto: Jorge Silva (Reuters)/VEJA/Reprodução.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários