População deve estar alerta sobre golpes virtuais durante pandemia da Covid-19

  • 31/03/2020

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta a população sobre golpes virtuais que estão sendo aplicados por criminosos durante a pandemia da Covid-19. A tentativa dos criminosos é a de obter informações privilegiadas das vítimas, como dados bancários, senhas e informações de cartões de crédito. 

A PCPR orienta que nenhuma informação seja fornecida pela internet sem que se tenha certeza sobre a confiabilidade do website. Via de regra, o usuário deve desconfiar de ofertas gratuitas. 

Os criminosos têm criado sites falsos, semelhantes aos de instituições oficiais, com o objetivo de aplicar golpes. Em geral as vítimas são assediadas através de mensagens de celular, WhatsApp, email ou postagem em mídias sociais com links maliciosos. Nesses casos, a vítima não deve clicar no link. 

Os tipos de golpes já identificados são agendamento do teste de coronavírus em casa, aplicativos que rastreiam a doença pelo mundo, álcool em gel da Ambev, vacina contra o coronavírus, acesso grátis à Netflix e kit gratuito com máscara e álcool em gel. 

Para informações de como registrar um Boletim de Ocorrência relativo a crimes de estelionato, o usuário deve consultar a página no link.

Com inf, Bem Paraná com informações da Folha de São Paulo | Foto: PCPr

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR