MP orienta Município a manter restrições

  • 27/03/2020

O Ministério Público Estadual orientou o prefeito de Santa Helena que qualquer medida relativa à abertura do comércio e à circulação de pessoas deve atender aos critérios técnicos e parâmetros fixados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), bem como ouvir o Comitê local designado para tratar do assunto Coronavirus.

Nesta sexta-feira (27), foi editado um novo decreto, compilando as informações dos decretos anteriores e flexibilizando um pouco o funcionamento de alguns setores considerados essenciais. 

Há uma expectativa de que nas próximas horas o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde, que é o responsável pela organização e orientação aos municípios em casos de epidemia e pandemia - neste caso do COVID-19 - faça a uniformização dos procedimentos a serem adotados pelos municípios paranaenses. Atualmente, a SESA mapeou os hospitais de referência para atendimento dos pacientes graves - inclusive é responsável pela realização dos exames laboratoriais dos casos suspeitos. 

Ações - A Prefeitura de Santa Helena tem adotado diversas ações preventivas para impedir ou minimizar a entrada do coronavírus no município. Entre as principais, estão a implementação de barreiras sanitárias nas estradas, contração de leitos em hospital, um Call Center para dúvidas e orientações à população, além de um novo Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias, que está funcionando no prédio da nova UPA, na Ângelo Cattani. Pessoas que estão com sintomas do Conavirus são encaminhadas para o prédio da nova UPA, onde passam por avaliação inicial de profissional médico, que dá o encaminhamento necessário. Uma equipe de saúde está de plantão no local. O Call Center foi criado para tirar dúvidas específicas quanto à questão de saúde do coronavirus e atende pelos fones 45 3268-8366 e 45 99947-6897.

Por outro lado, a AMOP deliberou hoje sobre a reabertura gradual do comércio nos próximos dais. Para isso, deverão ser realizadas várias recomendações para resguardar a segurança da população, mediante a adoção de protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR