Adapar amplia atendimento e prestação de serviços online

  • 25/03/2020

Em meio às medidas preventivas do Governo do Estado para contenção do novo coronavírus, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) ampliou o atendimento por meio dos sistemas automatizados, e-mail ou telefone das Unidades Locais de Sanidade Agropecuária. As unidades permanecem abertas, mas sem atendimento presencial.

Pela internet, é possível acessar serviços como a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA)Para isso, o produtor deve encaminhar um e-mail para a Unidade Local de Sanidade Agropecuária de origem da propriedade rural com os documentos exigidos. Além disso, também é possível realizar a consulta da Permissão de Trânsito Vegetal.

Para o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, a continuidade da movimentação de animais de produção é imprescindível neste momento de crise. “Esses serviços já estavam disponíveis online como estratégia para agilizar e modernizar o atendimento. Agora, também estão sendo determinantes para evitar o deslocamento dos produtores até as unidades regionais e fortalecer a cadeia produtiva”, explicou.

POSTOS - A fiscalização agropecuária em 33 postos instalados em todas as regiões do Estado também funciona normalmente neste período, por se tratar de serviço essencial.

Para as demais atividades, a Adapar, por meio da Portaria nº061, de 19 de março de 2020, determina escalas de trabalho diferenciadas ou teletrabalho no caso de atividades de rotina para fiscais de Defesa Agropecuária e Assistentes de Fiscalização da Defesa Agropecuária, Engenheiros Agrônomos, Técnicos, Médicos Veterinários, garantindo a continuidade dos serviços.

Confira o funcionamento dos serviços da Adapar:

Postos de Fiscalização do Trânsito Agropecuário - PFTAs

Os Postos de Fiscalização do Trânsito Agropecuário seguem em funcionamento. No arco norte, nas divisas com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, eles têm servido de apoio para as ações dos órgãos de Saúde e de Segurança Pública no enfrentamento da propagação da Covid-19. Para acessar os contatos da Adapar nos postos clique neste LINK 

Guia de Trânsito Animal - GTA

A Adapar disponibiliza o serviço de emissão de GTA por email. Para isso, o produtor deve encaminhar um e-mail para a Unidade Local de Sanidade Agropecuária de origem da propriedade rural ou para a conta gta@adapar.pr.gov.br. O email deverá conter as seguintes informações:

ORIGEM: Nome produtor, nome da propriedade, CPF ou CNPJ cadastrado na Adapar. Município da propriedade, telefone para contato.
DESTINO: Nome produtor, nome da propriedade, CPF ou CNPJ cadastrado na Adapar. Município da propriedade, telefone para contato.
ESPÉCIE A SER TRANSPORTADA: bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos, aves
FINALIDADE: Abate, cria/engorda, cria/reprodução
NÚMERO DE ANIMAIS A SEREM TRANSPORTADOS POR FAIXA ETÁRIA

ATENÇÃO - As exigências para emissão da GTA continuam as mesmas. Caso exista necessidade de documentos adicionais, os Fiscais de Defesa Agropecuária ou Assistentes de Fiscalização orientam o produtor.

Doenças sob Controle Oficial

As equipes da Adapar realizarão normalmente o atendimento às notificações de suspeitas de doenças sob controle oficial:
- Mortalidade de 10% em aves
- Mortalidade em suínos (NI 05)
- Lesão vesicular
- Suspeitas de raiva
- Notificações recebidas pelo e-SISBRAVET
- Notificações realizadas por terceiros referentes às suspeitas de doenças emergenciais ou com mortalidade expressiva
- Notificações de animais positivos para brucelose, tuberculose, anemia infecciosa equina (AIE) e mormo seguirão adotando os mesmos procedimentos de interdição, com o devido acompanhamento e realização do sacrifício ou abate sanitário, conforme o caso
- As atividades que possam interferir no funcionamento de estabelecimentos, notadamente as certificações de granjas GRSC e de reprodução avícola, deverão ser realizadas com menor número de pessoas envolvidas e com a programação agendada junto às empresas.

AEN.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR