Veterinária Municipal informa que Covid-19 não é transmitido por animais

  • 24/03/2020

Devido a pandemia do Covid-19, muitas pessoas tem se perguntado sobre os meios de transmissão e se correm risco de serem infectados pelos tão amados animais de estimação.

Muitas pessoas tiveram ou tem em suas casas gatos, cachorros e outros animalzinho. Mas, se você está pensando em abandonar o seu grande amigo, não precisa de alterar.

A veterinária Municipal de Santa Helena, Karen Prokoski, trás algumas informações sobre a doença e os animaiszinhos; confira:

O que é o Coronavírus?

É uma família de vírus que possui diversas espécies, capazes de infectar animais e humanos. Seus sinais variam, podendo causar doença entérica ou respiratória, dependendo da espécie.

Animais se infectam com Coronavírus?

Há diversas espécies de Coronavírus que infectam animais, como bovinos, cães e gatos, além de mamíferos silvestres. Porém, não é o Coronavirus Covid-19, que está circulando entre as pessoas.

O coronavírus, (Covid-19) é transmitido pelos animais?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que, até o momento, não há comprovação de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir o novo coronavírus (Covid-19)

Medidas de prevenção x animais

Atualmente, não há indícios de transmissão do Covid-19 entre animais e humanos. Porém, os animais, como qualquer objeto, podem carrear patógenos. Portanto, medidas de prevenção devem ser adotadas:

• Lavar bem as mãos após manusear animais, alimentos, resíduos;

• Manter a higienização dos animais através de banhos;

• Manter limpo o ambiente onde os animais ficam;

Se alguém estiver com suspeita ou caso de confirmado de Covid-19, o ideal é manter-se isolado, inclusive de animais.

Existe vacina para Coronavírus em animais?

Para o coronavírus que infecta cães causando diarreia, há vacina comercial, sendo ela chamada de V8 ou V10, devendo ser aplicada em três ou quatro doses quando filhote e reforço anual.

Essa vacina não tem nenhuma relação com o Covid-19, pois são espécies totalmente diferentes, não havendo nenhum indício de proteção contra esse vírus.

Há diversas Fake news sobre a utilização de vacinas V8 e V10 para humanos na proteção contra o Covid-19. Essas notícias são falsas, não há nenhuma relação entre essas vacinas que são específicas para animais. Pelo contrário, o uso dessas vacinas em humanos pode causar reações adversas, não devendo em hipótese alguma serem utilizadas em humanos.

Não abandone os animais!

O abandono de animais é inaceitável e não há comprovação que os animais transmitam o Covid-19. Desta forma, reforça-se que as pessoas pratiquem a guarda responsável, cuidem da saúde de seus pets e mantenha as medidas de prevenção indicadas pelos órgãos de saúde.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR