Santa Helena registra caso positivo de Sarampo e ressalta importância da vacinação

  • 19/03/2020

Após vários anos, o município de Santa Helena registrou nesta semana um caso positivo de Sarampo. Trata-se de uma jovem santa-helenense de 20 anos que contraiu a doença em Curitiba.

Conforme a responsável pela Vigilância em Saúde, Rosângela Disarz, o primeiro exame coletado ainda em janeiro, deu como indeterminado, o que levantou a hipótese de se tratar da Dengue, uma vez que alguns sintomas se assemelham, porém a paciente foi submetida a um segundo teste, o qual deu positivo para diagnóstico de Sarampo. “Ela retornou de Curitiba com vários sintomas que se confundiam, mas a confirmação foi realmente do Sarampo, mas agora, felizmente, ela já superou as doenças e está curada,” explica a profissional de saúde.

Vale lembra que o Sarampo estava extinto em nosso Município e este caso só foi registrado em razão da falta da segunda dose da vacina. Portanto, é momento de verificar as carteirinhas e, em caso, da ausência da imunização, procurar imediatamente a unidade saúde mais próxima. 

Para conscientizar a população, sobretudo entre 20 e 29 anos, o Município promoveu uma campanha publicitária que alerta para os perigos da doença e pede que o público alvo se atente para a importância de receber a segunda dose da vacina.

O sarampo é uma doença contagiosa que aparece com febre alta, as vezes até acima de 40º C e manchas vermelhas no corpo, causada pelo vírus Morbillivirus e que pode levar à morte. A paciente diagnosticada com sarampo está dentro do quadro vacinal da campanha, preconizado pelo Ministério da Saúde para jovens com idade entre 20 a 29 anos, porém não seguiu a determinação de receber a segunda dose da vacina

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR