Portos clandestinos são fechados em Santa Helena e região

  • 19/06/2018

A Polícia Militar Ambiental de Santa Helena está promovendo um trabalho de fechamento de portos clandestinos às margens do Lago de Itaipu, na área de atuação do 4º Pelotão de Polícia Ambiental. Até o momento cerca de 100 quilômetros de estradas vicinais que davam acesso ao Lago de Itaipu foram fechadas entre Dom Armando, distrito de Missal, até Guaíra.

De acordo com o comandante da polícia Ambiental de Santa Helena, sargento Adelar Schmidt, este trabalho visa coibir a prática de crimes ambientais, como pesca predatória, furto de madeira, poluição do meio ambiente e outras atividades ilícitas.

Conforme Adelar Schmidt, foi constatado que a maioria destes portos eram utilizados para acampamentos de pescadores amadores, que além de cometer crime de pesca predatória, faziam queimadas, destruíam a flora das áreas de preservação permanente e ainda deixavam muito lixo em meio a mata.

O trabalho conta com apoio das prefeituras dos municípios, através de um convênio com a Itaipu Binacional, que oferta a mão de obra e a máquina utilizada neste trabalho. Após o fechamento destas estradas, os locais são reflorestados. Cerca de 5 mil mudas de árvores de várias espécies, que foram cedidas pela Itaipu Binacional, estão sendo plantadas.

De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, sargento Adelar Schmidt, o trabalho ainda facilita a fiscalização de locais onde ocorrem crimes ambientais com maior frequência.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR