Coronavírus: 5 ações imediatas para gestão da sua empresa
- 16/03/2020
A situação ficou séria. Milhares de empresas e empregos estão sendo afetados por esta pandemia que assola o Mundo todo. Independentemente da letalidade do vírus, há um “tumulto” generalizado e uma enxurrada de fake news, confundindo as ações regulares da maioria das empresas.
Sabe-se que tem, também, àqueles que se aproveitam do cenário de caos para aumentar o caos. Além disso, muitos outros acabam ficando sem reação e excluindo a racionalidade da sua conduta dentro da empresa.
Abaixo listo 5 ações imediatas para adotar na gestão da sua empresa
1 – Revise seu Planejamento Orçamentário
Em todos os cenários (pessimista, realista e otimista), é necessário revisão dos custos, gastos, perspectivas de receitas, ponto de equilíbrio, margens de lucro, necessidade de caixa... tudo deve ser revisado e readequado.
Talvez o cenário pessimista se torne seu melhor cenário. Mas, talvez, sua empresa pode não ter um impacto tão grande. Por isso, revisar se faz necessário.
Após identificar possíveis alterações, é hora de criar plano de ação e agir!
2 – Fortaleça sua liderança
Um líder detém o domínio do cenário interno, controle das emoções, mantém clima organizacional saudável e é coordenador do (novos) objetivos.
Sabe-se que liderança nada tem a ver com cargo, mas é certo que, se você ocupa posição hierárquica na linha tática ou estratégica, existem pessoas que olham para você e esperam uma atitude que os lidere.
Chegou o momento de ler aqueles materiais sobre liderança que você pode ter procrastinado.
3 – Renegocie prazos de pagamentos
Todos estão no mesmo barco. Porém, há aqueles que sofrerão mais com essa crise. Se você apresenta bons motivos, renegocie contratos, prazos para pagamentos de fornecedores, pagamento de bonificações. Olhe para todo o seu negócio e identifique o que possa participar de um “processo de solidariedade comercial”.
4 – Treine intensivamente e reúna-se com equipe comercial
O dinheiro em circulação diminui, mas não para. Assim, sua equipe comercial (marketing e vendas), deve estar disposta a trabalhar duas, três vezes melhor (eu disse melhor, não mais). Coordene ações de vendas remotas (WhatsApp, E-mail, Telefone), trabalhe e treine sua equipe as principais objeções que podem incorrer no processo de vendas. Faça com que todos leiam materiais e assistam vídeos sobre ‘negociação em tempos de crise’. Promova um contato mais frequente de apoio ao vendedor e ao cliente comprador. Crie estratégias de benefícios para vendas com pagamento imediato e entrega posterior.
5 – Seja uma referência na transmissão e condução da informação verdadeira
Reforce com todos do seu negócio as orientações básicas sobre higiene e prevenção da doença. Distribua cartilhas, atualize a todos sobre o cenário da empresa em relação ao fato. Não hesite (se possível) em sugerir que seus colaboradores trabalhem de casa, no caso de apresentarem sintomas mínimos e/ou contato com alguém doente. Busque eliminar qualquer notícia falsa circulante entre seus colaboradores. Propagar áudios, vídeos, posts que não tenham referência oficial só cria tumulto.
Uma frase que li nas redes sociais me diz muito sobre a situação toda: Haverá mais falidos do que falecidos depois que o Coronavírus passar.
Quem melhor reagir a este cenário adverso agora estará, certamente, em melhores condições de negócios quando essa pandemia se estabilizar.
Quero ajudar sua empresa e sua equipe a ser mais organizada e próspera.
Que tal agendarmos uma reunião, seja presencial ou remota, há meios de interagirmos e começar a trabalhar pontos cruciais para o melhor futuro do seu negócio.
Com inf, Gustavo Winkelmann/Business Mentor | Foto: Reprodução.
Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874
0 Comentários