Conheça a realidade sobre a Dengue em Santa Helena e que está sendo feito (áudio)

  • 05/03/2020

O país atravessa um momento crítico com relação à Dengue e Santa Helena também amarga esta realidade, com 138 casos confirmados porém, diante do cenário regional, o Município está abaixo das estatísticas conforme comprova o último LIRA – Levantamento Rápido Índice de Infestação que está em 3,4%  o que é considerado pela 20ª Regional de Saúde como risco médio.

Para se ter uma ideia, Marechal Cândido Rondon está com mais de 500 casos confirmados, Guaíra aparece com 1.700 casos, Quatro Pontes 340, e assim por diante.  

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Rosângela Disarz perante esta situação é preciso um envolvimento maior da sociedade com relação ao combate aos focos do mosquito: “Santa Helena está em uma condição de epidemia de Dengue e precisamos unir forças para deter o Aedes Aegypti, pois este e único método eficaz de eliminar a doença,” explica.

Ações

A secretaria de Saúde, juntamente com a secretaria de Educação e Cultura não está medindo esforços para combater a proliferação do Mosquito. Recentemente, foi realizada uma “varredura” em todos os prédios públicos, empresas, igrejas entre outras repartições que contou com a participação de diversas entidades locais. 

Nesta semana, foi a vez de recorrer os estudantes e os servidores foram em todas as escolas da sede para envolver as crianças na divulgação sobre a importância de eliminar os locais que acumulam água. Semana que vem, a ação ocorrerá nas escolas distritais.

Dia D

Nesta sexta-feira (06) acontecerá o Dia D de combate à Dengue cujo foco é as famílias. A iniciativa busca mobilizar os moradores a acondicionar todos os resíduos existentes em frente as casas para que os caminhões efetuem a recolha.

Segundo a técnica da Vigilância Sanitária, Roseli de Lima, todos estão convocados a efetuar a limpeza dos seus imóveis e depositar o lixo no canteiro, pois quem agir com negligência, poderá sofrer as sanções: “Precisamos agir com mais rigor para que a situação não piore, portanto, pedimos que ajudem a administração municipal a combater à Dengue,” ressalta a servidora.

Assessoria.

Ficou sabendo de algo? Envie sua notícia no WhatsApp Xeretando (45)99824-7874

0 Comentários



Deixe seu comentário

* Seu comentário passará por uma avaliação antes de ser postado no site.
* Para que seja vinculada uma imagem sua no comentário é necessário cadastro no GRAVATAR